Tomar decisões na vida é algo sempre muito arriscado. Mas não tomar nenhuma decisão é a decisão mais errada que podemos tomar.
No meu dia a dia profissional sempre me deparo com as seguintes declarações: “Perdi o encanto com o meu trabalho” ou “Não gosto do trabalho que realizo na empresa”.
Essas declarações sempre vêm carregadas de certo desânimo. Porém a minha resposta é sempre a mesma:
- O que você tem feito para mudar essa situação?
Creio que quando algo nos incomoda, seja na vida pessoal ou profissional, é preciso que analisemos a situação e comecemos a tomar algumas providências.
Mas também aconselho que não largue tudo que já conquistou de uma hora para outra sem um plano, sem um rumo a tomar.
Em alguns casos é preciso buscar, quem sabe, algumas alternativas inovadoras para vir a gostar da função ou profissão que exerce.
Porém, em outros, é preciso traçar um plano bem detalhado para mudar de emprego ou de profissão.
A seguir listo alguns passos que a pessoa deve seguir para sair de uma inércia de frustração para ir em busca da sua realização profissional:
- 1. Avalie a situação e veja se pode fazer alguma coisa para mudar a mesma.
- 2. Depois de chegar a uma conclusão mais sóbria, procure ajuda de pessoas mais experientes e conte sua situação.
- 3. Elabore um plano de ação, seja para ficar ou para mudar de empresa ou setor.
- 4. Comunique sua decisão de forma clara ao seu superior.
Se deseja mesmo sair da empresa, procure sair pela “porta da frente”, pois nunca sabemos do dia de amanhã. Mas atenção, só saia quando tiver a garantia de outra colocação em outra empresa, pois como consultor percebo que as empresas dão mais oportunidades a quem está empregado e que deseja se transferir para uma nova empresa, elas encaram isso como ousadia e determinação do profissional.
Agora raleia este artigo e veja se não está na hora de você tomar uma decisão clara e objetiva na sua vida profissional.
Boas vibrações para você.
Autor: Eugênio Sales Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário