terça-feira, 23 de julho de 2013

Confiança e retenção de talentos

Se você pedir aos líderes organizacionais para nomear seus cinco principais desafios, há uma boa chance de que a retenção de talentos-chave estará na lista. Cada pessoa e função na organização é importante, mas há postos de trabalho de missão crítica e de alto desempenho que contribuem substancialmente mais para o seu sucesso final e são essas pessoas que você menos pode se dar ao luxo de perder.
Há uma tendência crescente na rotatividade voluntária. Acredita-se que vai ocorrer uma escassez de talentos para a próxima década na medida em que muitos trabalhadores especializados se aposentam, aumenta a tecnologia e especialização do trabalho, cresce a concorrência global por talentos, e os sistemas de ensino se esforçam para manter-se alinhados com as demandas de negócios.
Não é só a competição por talentos que vai aumentar, o Hay Group relata que 20% dos funcionários planejam procurar um novo emprego nos próximos dois anos, e outros 20% planejam sair dentro dos próximos cinco anos. As razões dadas para pular fora do barco? É claro que a chance de ganhar mais dinheiro em outro lugar está sempre no topo da lista, mas há um descontentamento crescente entre a força de trabalho depois de anos de baixo ou nenhum aumento salarial, aumento da pressão de “fazer mais com menos”, e os baixos níveis de confiança com os líderes da organização que têm demonstrado pouca ou nenhuma consideração por seus funcionários.
Construir e nutrir relacionamentos de alta confiança com talentos-chave é essencial para mantê-los em sua equipe. Aqui estão quatro dicas para ajudá-lo a construir a confiança e reter talentos:

1. Aprenda a habilidade de construção de confiança

Sim, você pode aprender a construir a confiança. A maioria das pessoas não dá muita atenção para a construção de confiança. Eles acham que “simplesmente acontece” ao longo do tempo como uma espécie de relação de osmose. O fato é que a confiança é construída através do uso de comportamentos muito específicos e se você incorporar esses comportamentos em suas práticas de liderança você vai ter relacionamentos de alta confiança.

2. Fomente uma cultura de engajamento

Funcionários de alto desempenho estão mais dispostos a permanecer no emprego e organizações onde as suas necessidades de autonomia, relacionamento e competência estão sendo atendidas. Todas as pessoas, especialmente o seu talento superior, prosperam estando no controle para alcançar seus objetivos. Eles querem continuar a desenvolver as suas competências e conhecimentos e estabelecer relacionamentos significativos com os membros da equipe.

3. Peça-lhes para ficar

Infelizmente, a maioria dos líderes não pede aos seus melhores talentos para ficar até estes já tenham apresentado o seu pedido de demissão e estão indo embora. Você pode construir a confiança com o seu talento chave ao engajar em conversas corajosas de carreira. Pergunte aos seus funcionários superiores o que é preciso para mantê-los em sua organização e tente encontrar formas criativas para proporcionar-lhes oportunidades de crescimento, aprendizagem, ou responsabilidades expandidas.
Gerenciar funcionários de alto desempenho pode ser tão difícil, se não mais, do que gerenciar os funcionários de baixo desempenho. Na maioria dos casos de baixo desempenho, você pode identificar habilidades de trabalho específicas ou atributos pessoais que precisam ser melhorados e colocar um plano em prática para trabalhar nessas questões específicas. Quando se trata de talentos de alto desempenho, você está constantemente tendo que ser criativo e procurando novas maneiras de mantê-los engajados e em crescimento, o que pode ser absolutamente cansativo!
Independentemente de qualquer estratégia de retenção e gestão de talentos que você adota, a construção de uma base de confiança é fundamental para o sucesso em manter seus melhores funcinários. Você pode optar por construir a confiança hoje ou perder talentos amanhã.
Autor: Randy Conley

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