terça-feira, 30 de julho de 2013

Como líderes se recuperam de uma queda

Apesar dos desafios com impedimentos na carreira, devido a um motivo ou outro, existem maneiras para que você possa voltar aos trilhos mais rapidamente depois de ter derrubado.
Não é bem como uma bola de borracha que bate e volta, já que líderes que caíram têm que se esforçar muito mais para voltarem para onde estavam antes de sua queda. Peter Barron Stark acredita que: “As pessoas resilientes não quicam de volta, elas saltam para frente”. Pessoas que são mais resistentes são realmente capazes de saltar para frente e, por causa da adversidade, emergir com mais força.
Alguma vez você já teve um grande revés? Uma recuperação de um revés pode fazer uma enorme diferença. Ao invés de desfrutar do prazer de suas realizações, esteja ciente da maneira como você responde quando o destino esvazia seus triunfos.
Resiliência é uma das principais qualidades desejadas nos líderes empresariais de hoje. Resiliência é a capacidade de se recuperar, renovar e revitalizar. Algumas qualidades das pessoas resilientes são: otimismo, integridade, apoio social, ser decisivo (tentativa de controlar apenas aquelas coisas sobre as quais eles têm controle), assumir a responsabilidade, e exercitar o autocontrole.
A velha rima infantil de Humpty Dumpty, “Humpty Dumpty sentou-se em um muro, Humpty Dumpty teve uma grande queda”, se tratava na verdade sobre o rei Ricardo III da Inglaterra, que teve um colapso mental. A ideia de ter um momento em que você pode não estar nas suas melhores condições tem seu preço sobre você. Pode levar algum tempo antes que as pessoas acreditem em você novamente.
Quando as crianças caem, elas são encorajadas a se levantar e começar de novo. Quando um líder comete um erro, eles reavaliam a situação e fazem ajustes para, também, então começar de novo. Ninguém está imune a uma queda.
Tenha Perspectiva
Manter sua reputação de liderança é importante para você, para o seu ego e autoestima e para provar aos outros que você ainda é um grande líder. Ao se recuperar depois de uma queda, como líder, você precisa entender e ser mais consciente dos pontos cegos e falhas fatais que podem levá-lo para baixo. Ao mesmo tempo, muitos líderes são resistentes ao ponto de serem capazes de entender o que e como as coisas aconteceram para que possam sacudir a poeira e começar de novo.
Grandes líderes são resilientes! Eles se recuperam de uma queda, muitas vezes, caindo em pé. As mesmas qualidades e características que o ajudaram a ascender como líder são as mesmas que o ajudam a se recuperar e seguir em frente depois de uma queda. Estas incluem: resiliência, paciência, determinação, confiança, coragem, humildade e integridade.
As chaves para se recuperar do estresse excessivo:
• Ter uma atitude positiva
• Ter uma válvula de escape ou passatempo
• Ter uma rede de apoio
Reconstruir a confiança pode ser difícil, pois a confiança é a base da cultura de trabalho de toda empresa de sucesso. Como líder, suas ações precisam ser exatamente o que você diz que vai fazer. Se suas ações são diferentes do que você diz, então a confiança não vai estar lá.
Restaure a sua reputação enquanto você entende o que aconteceu e como aconteceu. Minimize os erros e mantenha seus compromissos. Apoie suas palavras com a ação. Cuidado com a linguagem corporal, pois é também um sinal revelador de como você é com os outros.
Liderança vem com responsabilidades na realização de seus objetivos pessoais, bem como os da organização que você lidera. Há um impacto positivo esperado que justifica as decisões tomadas. O potencial para atrapalhar a sua carreira e reputação está lá todos os dias. É uma questão de como você gerencia a si mesmo no que você diz e no que você faz que fará a diferença em se você fica ou vai embora.
Autor: Dr. Neal Burgis, coach executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário