
Para mim, há sete principais realidades sobre a negociação dos salários, e aqui estão elas:
1. Um bom profissional de recursos humanos vai sondar sobre suas expectativas salariais. Este é verdadeiramente o ponto onde você deve negociar – a primeira chamada. 99% dos candidatos perdem esta oportunidade. É aqui também onde você pode “jogar o jogo” e realmente descobrir quanto pode ser oferecido para esta vaga. Comece com um valor superior a suas expectativas, e reduza gradualmente o valor, até atingir o teto da vaga.
2. Outros benefícios como planos de saúde e previdência normalmente são inegociáveis, a menos que você esteja negociando uma oferta de nível executivo.
3. Dias de férias geralmente são negociáveis, mas apenas se você está trazendo alguma experiência diferenciada para a empresa. A maioria dos profissionais inexperientes não tem espaço para negociar isso, e se você negociar, sem experiência, e obtiver mais férias do que inicialmente oferecido, é porque o profissional de RH já estava disposto a lhe dar isso, e estava apenas testando suas fronteiras.
4. Na maioria das posições você tem uma faixa de 10% dentro de uma posição para negociar salário para um profissional experiente. Se lhe oferecem R$ 10 mil, você provavelmente pode obter R$ 11 mil, sem muita dificuldade.
5. Você pode aumentar o seu salário rapidamente movendo-se entre posições no início de sua carreira e pulando de uma empresa para outra. No entanto, isso não vai ajudá-lo a mover-se “para cima” em sua carreira. Parabéns, você está ganhando mais do que seus colegas de faculdade, mas não vai ser a primeira escolha para a posição de gerente ou diretor, a qual vai para a pessoa que ficou lá por 8 anos, enquanto você estava trabalhando para quatro empresas diferentes.
6. Profissionais talentosos de recursos humanos esperam que você negocie alguma coisa. Eles normalmente estão guardando alguma coisa para ajudar a fechar o negócio. Se você não negociar, você perdeu uma oportunidade de obter algo, e esta situação vai acompanha-lo enquanto você estiver com essa empresa. Os valor que você não negociou, no médio e longo prazo representarão um valor importante, em função de juros compostos.
7. Os melhores profissionais de recursos humanos vão dizer objetivamente se eles têm ou não têm espaço para negociar – muito raramente eles estão mentindo.
Compartilhe algumas de suas histórias de negociação salarial nos comentários abaixo.
Autor: Tim Sackett
Nenhum comentário:
Postar um comentário