segunda-feira, 29 de julho de 2013

10 traços notáveis da personalidade de um líder

Quando as empresas contratam nosso serviço de recrutamento e seleção de executivos para as áreas de vendas ou marketing, a liderança é sempre uma qualidade determinante para o perfil dos candidatos. Contudo, para o selecionador poder oferecer às empresas o perfil que elas exigem, ele precisa ser capaz de definir as características de liderança.
Portanto, para ajudá-lo a ter um melhor desempenho em suas próximas entrevistas, nossos selecionadores compilaram uma lista de 10 traços característicos de 44 grandes figuras de liderança:
1. Líderes sabem como lidar com a adversidade. Eles sabem que cada adversidade traz consigo a semente de um benefício equivalente. Em vez de pensar que elas poderão derrotá-los, os líderes sabem que as únicas limitações que eles têm encontram-se em suas próprias mentes, e continuam a perseguir seus objetivos.
2. Líderes criam o desejo de sucesso em seus subordinados. Ao gerenciar outras pessoas, os líderes conseguem fazê-las conquistar, individualmente, coisas que elas não acreditavam fossem possíveis, através da motivação pelo interesse sincero de seu próprio bem-estar. Líderes não exigem perfeição, mas esperam que seus subordinados alcancem objetivos que os gerentes medianos não teriam sonhado provável.
3. Líderes sabem como tomar decisões impopulares, e dar soluções definitivas de forma rápida e bem planejada. Quando necessário, são capazes de assumir uma responsabilidade pessoalmente mesmo que, de consenso, os subordinados sejam contrários. Eles são decisivos; eles não desistem.
4. Líderes não tratam todos os subordinados igualmente. Em vez disso, são oferecem reconhecimento quando é devido e, eventualmente são repreensivos quando a reprovação é também devida. No entanto, não temem cortar colaboradores de fraco desempenho, se é para o bem maior da organização.
5. Líderes são otimistas, ativos e seu entusiasmo contagia os que estão sob seu comando. Líderes não pensam em derrotas, preferem considerar os obstáculos como desafios que fazem parte do seu trabalho. Os líderes sabem que sua atitude no cargo determina o início e o fim deles, daí a importância de manterem-se otimistas no exercício das funções.
6. Líderes sonham. Edison, que foi o maior inventor do mundo, deixou de ser operador de telégrafo para escrever seu nome na história americana, porque tinha uma visão e a perseguiu, não obstante os revezes. Os líderes sabem que esses sonhos não ocorrem do dia para a noite, mas sabem também que eles devem ser difundidos claramente para todos os integrantes envolvidos.
7. Líderes sabem ouvir, conscientes de não terem todas as respostas. Contudo, obtêm toda a informação possível antes de decidir pela solução que julgarem seja a melhor. Não aceitam ideias medíocres de seus subordinados, em vez disso, exigem deles imaginação, inovação e visão.
8. Líderes são jogadores de equipe e não atuam para si mesmos. Eles atuam para o bem maior em benefício dos seus comandados e pelo sucesso da organização, não por sua individualidade, mas no exercício do cargo e agindo como um membro da equipe.
9. Líderes têm fé. Eles alimentam a crença de que se o trabalho que deve ser feito é realizado, seus objetivos serão alcançados. Enquanto muitos se desencorajam quando perseguem metas com árduas provações, os líderes têm fé que seus esforços serão recompensados e essa atitude positiva orienta, não só a eles, mas igualmente os seus subordinados. Os líderes têm fé em si mesmos, assim como em seus comandados.
10. Líderes são autoconfiantes. Eles conseguem resolver seus autoquestionamentos de modo que conduza à ação, e não a renunciá-la. Eles não só praticam a autoconfiança, mas exigem isso de si mesmos e fazem com que seus subordinados confiem em suas habilidades.
Autor: Ken Sundheim é o CEO da KAS Placement, uma empresa de recrutamento com sede em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário