quinta-feira, 4 de julho de 2013

10 dicas para reduzir a rotatividade de funcionários

Muitas pessoas concordam que a rotatividade é um problema crescente.
Mas o que a maioria das organizações está fazendo sobre isso, além da implementação de algumas soluções de curto prazo, quando elas descobrem que é um problema?
Reduzir a rotatividade de funcionários, na verdade, começa com o processo de contratação – mas há aspectos de gestão importantes a considerar também. Aqui está o que vários especialistas tinham a dizer sobre o assunto:

Durante o processo de contratação

Use entrevistas em vídeo e mídias sociais para contratar o candidato que melhor se encaixa.Rotatividade de funcionários é um problema grande e caro para muitas empresas. Para reduzir a rotatividade, é importante olhar para os candidatos que se encaixam na cultura da empresa com facilidade. Usando entrevistas em vídeo e interação nas mídias sociais, você pode julgar qual, culturalmente, se encaixa melhor na posição. Um candidato altamente qualificado é ótimo, mas para evitar a rotatividade você também vai precisar de um candidato que vai gostar muito de trabalhar para a sua empresa no longo prazo. – Josh Tolan, da Spark Hire
Olhe para todos os aspectos dos candidatos. Embora isso pareça simples, o fato é que muitos empregadores não olham para todos os aspectos de um candidato, por exemplo, como eles se adaptam a uma equipe ou se seus valores se alinham com os da empresa. Quando você avalia todos os aspectos de um candidato, você vai escolher os candidatos corretos. Por sua vez, isso irá reduzir a rotatividade, pois, em conjunto com um bom desempenho, os funcionários vão querer estar lá. – Alan Carniol
Torne o encaixe cultural uma prioridade superior na contratação. Aumentar a retenção de funcionários significa ter que melhorar os esforços de contratação. Os empregadores devem concentrar seus esforços na aquisição de candidatos que não são apenas qualificados para o cargo, mas também são uma ótima opção cultural para a empresa. A triagem baseada em comportamento e entrevistas vai ajudar a fazer melhores contratações no longo prazo. – Nathan Parcells, da InternMatch

Retenção de funcionários atuais

Invista em sua equipe. Isso não se refere apenas à remuneração, que é vital para reter os melhores talentos, mas também a gastar algum tempo para orientar, treinar e avançar sua equipe. A razão pela qual a maioria das pessoas para de fumar é pela frustração com o status quo, e falta de perspectivas futuras. O truque é se comunicar com sua equipe desde o início e definir metas claras que você pode acompanhar com eles, pelo menos duas vezes por ano. Em seguida, crie um ambiente onde novas ideias são incentivadas, o bom trabalho é recompensado e as pessoas estão autorizadas a esticar os limities para assumir novos papéis e responsabilidades. – Lynn Dixon, da Hourly.com
Gestão de pessoas e equilíbrio reduzem a rotatividade. Trata-se de gestão de pessoas. Trata-se de gerenciar as suas expectativas, as suas motivações, os seus problemas, e até mesmo suas alegrias. Ao invés de perguntar “o quão duro você vai trabalhar para a nossa empresa”, pergunte às pessoas o que eles vão fazer para equilibrar o seu trabalho com vida familiar. Equilibrados, funcionários satisfeitos serão produtivos, bem-sucedidos, e leais. – Clara Lippert Glenn, The Oxford Princeton Programme
Recolha dados sobre como a empresa deveria funcionar. Pergunte a seus funcionários o que eles pensam! Hoje em dia, todos são profissionais de conhecimento, e todos devem ter dados sobre o modo como sua parte da organização pode ou deve ser executada. Deixe que o comando e controle hierárquico de tomada de decisão tenha uma morte rápida. – Shirley Engelmeier, da InclusionINC
Forneça feedback regular. Envolva-se em sessões de feedback semanais. Os funcionários estão com fome de feedback que os torne melhores. Configurar sessões semanais de feedback é forma mais rápida e eficaz de fazer com que o funcionário se sinta valorizado e ouvido. – David James Singh, da Kira Talent
Identifique e ofereça benefícios incomuns a empregados. Para muitas empresas, programas  padrão de benefícios nem sempre recebem o alarde que eles merecem. Mas através da oferta de programas que possam ser um pouco fora do comum – como seguro para animais de estimação, contas poupança para a saúde, dia do trabalho compartilhado, etc – a valorização do funcionário e o apego a uma empresa pode crescer. – Jason Pinto, da CBG Benefits
Crie experiências de funcionários significativas. A Philips realizou uma extensa pesquisa em 2012 para entender as motivações e ideias por trás do que os recem formados de hoje e os profissionais querem de suas carreiras. Os resultados confirmam que os funcionários querem mais do que um salário. Níveis de engajamento aumentam quando os funcionários se sentem com poderes para aplicar o que importa para eles em tudo o que trabalham e com um empregador cuja missão se alinha com seus valores pessoais. Incentive as pessoas a aplicar o que as torna tão grandes como pessoas para os resultados que estão entregando e elas vão querer sair da cama pela manhã, para contribuir para o sucesso dos seus empregadores. – Russell Schramm, Philips
Abra as linhas de comunicação. Pergunte a seus funcionários o que eles querem. Pegue o que eles dizem e implemente. Nem toda sugestão será viável, mas é importante para que eles saibam que você os valoriza individualmente, para que suas vozes sejam ouvidas. A comunicação aberta também pode lhe fornecer alertas se alguém está infeliz e pensando em sair, para que você possa resolver o problema. – Betânia Perkins, da Software Advice
O que você acha? O que mais os empregadores podem fazer para reduzir a rotatividade de funcionários e reter funcionários talentosos?
Autora: Heather R. Huhman

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