quarta-feira, 12 de junho de 2013

Leonardo Noronha: depoimento sobre intercâmbio - Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza 2013

Matéria publicada em: 

http://www.intercambiopaulasouza.com.br/blog/item/65-clich%C3%AA-ou-n%C3%A3o-a-melhor-experi%C3%AAncia-da-minha-vida

Clichê ou não: a melhor experiência da minha vida!

Sexta, 07 Junho 2013 12:42
Clichê ou não: a melhor experiência da minha vida!
O aluno Leonardo, que nos mandou esse depoimento antes de ir para Honolulu, nos brindou com essa belíssima declaração de amor pelos 30 dias que passou em um paraíso chamado Hawaii!
Vale a pena ler cada palavra, carregada de sentimento, experiências e emoções!
"
Clichê ou não, tenho que deixar algo bem claro: Esta foi a melhor experiência de minha vida... Não pense que não tive problemas ou dificuldades, pelo contrário, a cada dia vivemos novos desafios, mas assim como alcançamos bravamente essa oportunidade – Porque digo com convicção que cada intercambista não foi selecionado por acaso, passamos um mês inesquecível de intensas emoções.
Ao chegar ao Havaí, a dúvida de todos era a homestay: Quem nos receberá? Essa pessoa terá paciência e nos acolherá bem? Porém, surpresos, fomos recebidos no aeroporto pelas famílias, cada uma com um cartaz, e nele o seu nome; Já com o colar havaiano aguardamos apenas as bagagens e então fomos as nossas casas temporárias. Fiquei em um apartamento muito bem localizado, a 15 minutos à pé da escola; todos os 28 dias caminhei, afinal, nos finais de semana nosso ponto de encontro ainda era a Global Village e o Ala Moana Center – shopping center ao lado.
Segundo desafio: O primeiro dia em uma instituição que tem por política “English Only”, ou seja, conversas em português ou qualquer outra língua são proibidas, nem mesmo com o grupo ou a/o líder. Para determinar o nível de cada um, e na maioria das vezes eficaz, fizemos uma entrevista, teste escrito e listening – Diálogos atrelados a um questionário. Resultado e material didático em mãos, cada dia era uma surpresa: O uso de uma metodologia de ensino totalmente diferenciada e dinâmica, com jogos, conversação contínua, discussões, debates e situações reais que praticávamos todos os dias independentemente da escola, nos fazia motivados e apaixonados pela língua.
A melhor parte, com certeza, é estudar e conhecer lugares lindos que se superam em beleza e valor. Nosso grupo visitou pontos turísticos como Diamond Head, a famosa praia Hanauma Bay, o histórico Pearl Harbor e muitos outros. Para cada dia atribuíamos uma meta e, quando não a tínhamos, reunião e decisão rápida era a solução – Em uma dessas ocasiões visitamos o cinema!
O maior choque cultural foi, com certeza, quanto a homestay e a alimentação. Mas obstáculos podem ser vencidos e acredito que crescemos com cada segundo dessa grande experiência de vida. Até hoje reflito sobre o quão novo, com apenas 17 anos, pude viajar e estudar no exterior, agregando valores pessoais e profissionais. Intercâmbio é uma lição de vida e esse é o seu verdadeiro significado e essência, e para aqueles que o conseguem descobrir, com certeza jamais se arrependerão. Ao fim dessa experiência ficamos com o gosto de “Quero mais!”.
Não poderia terminar sem antes dizer que aprendi muito. Conviver 24 horas com o inglês é incrível... Ainda hoje, já no Brasil, algumas palavras como “desculpa” se transformam em “sorry”. As pessoas são extremamente educadas e prestativas; prova disso tive quando fiquei perdido a caminho da escola; Só de perceber a minha situação, logo alguém se prontificava a me ajudar. Quando retornamos ao nosso país percebemos o quanto devemos melhorar, desde a base que é a educação familiar até as ações conjuntas/sociais, seja no exercício de cidadão ou governante.
Mais uma vez quero agradecer ao Centro Paula Souza por valorizar seus alunos e lhes proporcionar grandes oportunidades. Esse projeto nos inspira e gera resultados, sejam eles maiores ou menores, como o de nosso amigo Hector Roberto Ferronato, também intercambista. Quero agradecer também ao grupo Terramar-Egali, que nos instruiu e esteve coordenando toda a viagem, em especial a Nayanna Berg e Hevelyn Souza.
Até a próxima pessoal! E para os alunos de ETECs e FATECs, inscrevam-se no programa e lutem para que no próximo semestre sejam vocês escrevendo seus depoimentos!"
Esperamos que todos tenham as mesmas sensações e momentos incríveis que o Leo viveu lá! Cada destino desse programa é único, e escolhido com muito carinho! Vale a pena explorar sua cidade, conhecer novos amigos e, assim como ele, mudar de vida!

2 comentários:

  1. Foi um prazer fazer parte de um grupo incrível durante um mês!! Não tenho palavras para descrever essa experiência e agradeço pelo espaço no blog, afinal, próximo semestre mais um aluno de cada ETEC e FATEC será selecionado e terá a mesma oportunidade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar este momento tão especial com os nossos leitores! Seu depoimento foi emocionante, parabéns!

      Excluir