
Sabemos que o CV objetiva a apresentação do seu perfil para o empregador, mas até onde este documento realmente transmite sua personalidade, seus ideais, suas potencialidades e seus defeitos?
Profissionais de recrutamento, empresas de seleção e encaminhamento profissional são bombardeadas diariamente com uma gama de currículos de profissionais que buscam uma recolocação, um upgrade ou apenas medir seu valor de mercado. Eu já trabalhei com seleção e posso afirmar que 99,5% dos currículos que circulam no mercado mundial, seguem um padrão.
Existe padronização em nível continental. O padrão da EU (União Europeia), por exemplo, pode ser visualizado aqui: http://europass.cedefop.europa.eu/pt/documents/curriculum-vitae É dominante, repetitivo e maçante!
Antes de formular seu CV é muito importante pensar pelo lado do selecionador também e pensar: com centenas de CVs recebidos diariamente, qual a chance do meu se destacar? Será que apenas as informações sobre o período que estive em determinadas empresas, cargos ocupados, cursos em que participei? Isso tudo é muito básico!
Duas pessoas que cursaram a mesma turma de um curso de Administração de Empresas absorvem de forma totalmente diferente o conteúdo das aulas, livros e experiências. É evidente que elas estão destinadas a trilharem caminhos diferentes, considerando seus ideais, suas convicções e principalmente, suas competências. Considerando isso, o que vai diferenciar CandidatoX do CandidatoY quando uma empresa busca um profissional com essa formação?
Vamos considerar o tempo de permanência nas empresas então. CandidatoX em média permanece 02 anos e o CandidatoY também. Ambos dominam outros idiomas, ambos possuem facilidade em relacionamento interpessoal (esse item está presente em todos os currículos que já passaram pelas minhas mãos), espírito de liderança (clichê), flexibilidade, pontualidade, blá blá blá. É uma mesmice sem fim e o que difere um do outro é apenas o nome e o endereço. Isso não pode estar certo!
Para se destacar numa seleção e no mercado, o candidato precisa “começar do começo”. E o começo não chega a ser o currículo. É preciso avaliar o perfil da empresa em que você pretende ingressar, avaliar o cargo em questão para assim criar uma estratégia de como começar bem. Em 2011, foi lançado um filme Norueguês, dirigido por Morten Tyldum, baseado no best-seller policial de Jo Nesbo, chamado Headhunters. O filme é muito interessante, mas a mensagem que quero passar do filme é um diálogo onde o personagem Roger Brown, o melhor caçador de talentos do país, explica a um candidato que ele não será selecionado para um cargo executivo, pois enviou seu currículo diretamente a ele. Confuso, o candidato pergunta qual o problema. Eis que Roger responde que se ele fosse um profissional de respeito, com valor de mercado, seu currículo chegaria às suas mãos através de um terceiro, uma indicação e não um envio direto.
O que podemos extrair disso? Bom, certamente que dependendo do cargo almejado, ser indicado para preenchê-lo é mais eficaz do que se candidatar a ele. Candidatar-se pode transparecer uma necessidade e não um potencial natural. Pense bem, qualquer empresário, empregador ou selecionador, prefere receber uma indicação a receber um e-mail com um CV em anexo.
No filme, o cargo em questão é para executivo, mas a minha opinião é que essa postura se aplica a qualquer oportunidade de trabalho. Pense bem: uma loja de roupas fixa um papel em sua vitrine com o seguinte dizer: “Contrata-se Vendedora – Deixar Currículo”. Agora vamos projetar as duas situações:
- Você pessoalmente entra na loja e pergunta com quem pode falar a respeito da vaga de emprego. Você é encaminhado para o Gerente Geral e entrega em suas mãos o seu CV. Provavelmente você vai aproveitar a oportunidade para adiantar que quer muito uma oportunidade, que tem total disponibilidade e talvez já tenha até mesmo experiência na área. Ok. Você foi atendido, passou sua mensagem e pronto. Assim como você, outros 200 fizeram o mesmo, tantos que talvez o Gerente nem receba mais pessoalmente e simplesmente peça para que o CV seja deixado no Caixa ou na Recepção. Suas chances? Pouquíssimas.
- Estrategicamente, você pede a um amigo, um colega ou até mesmo a um parente (qualquer pessoa que saiba falar bem e que não tenha vergonha de representar), que entre na loja, peça para falar com o Gerente e entregar em mãos o seu currículo dizendo: “Oi, sou fulano e vim trazer este currículo para a vaga que você está oferecendo. Essa pessoa que estou indicando é perfeita para o cargo. Eu desconheço um vendedor tão bom, você precisa chamá-lo para uma entrevista, com certeza vai adorá-lo”. Opa, teremos aí uma atenção diferenciada do Gerente. Você falando tudo isso de você mesmo pode soar um pouco estranho, mas outra pessoa fazendo isso vai ser ótimo. O gerente conhecendo ou não quem está indicando, vai sentir segurança que aquele currículo pertence a uma pessoa que possui uma excelente referência, pelo menos pra uma pessoa. Isso já é um passo na frente dos demais candidatos.
Pronto, agora você sabe como se candidatar para uma oportunidade de trabalho. Vamos partir para a confecção do Curriculum Vitae.
Como descrito acima, a função do CV é mostrar seu perfil, mas se seu currículo segue o mesmo padrão e contém as mesmas informações básicas que outros 200, você precisa diferenciá-lo.
Primeiramente é preciso ter criatividade. O selecionador precisa ter um currículo de fácil leitura (a padronização só ajuda nisso), mas inconscientemente ele também busca um desafio, uma novidade. Inovação e Criatividade são as peças-chave para se conseguir um trabalho e principalmente para mantê-lo.
Diferencie seu CV dos demais, apresente informações que geralmente não são mencionadas nos outros e extraia aqueles clichês que exasperam os leitores. Faça uma breve pesquisa, acesse qualquer site de busca da internet e digite “Currículos Criativos”, você irá se impressionar com ótimos exemplos que aparecerão nos resultados. Você também vai perceber que a maioria é de profissionais da área de Design e provavelmente nesse momento você vai concluir que esse segmento é informal e que permite este tipo de abordagem em um documento que por questão de normatização é tão padronizado. Você está errado. O mercado atual clama por criatividade, pessoas que inspiram e que influenciam.
Não falta trabalho, faltam profissionais que atendam essas exigências das empresas. O medo de ser diferente só faz com que seu currículo seja colocado em uma mesma pilha de folhas. Faça com que seu currículo seja tão interessante que o selecionador tenha vontade de compartilhar, imprimir e até mesmo emoldurá-lo. Se você continuar tomando as mesmas decisões e agindo da mesma maneira, só conquistará os mesmos resultados. Quer resultados diferentes? Seja diferente.
Segundo o gênio da programação neurolinguística, Anthony Robbins, em seu livro Desperte seu Gigante Interior, para você realizar seus sonhos e expectativas é preciso seguir três passos:
- Eleve seus padrões (ou seja, pense diferente);
- Mude suas convicções limitadoras (a ideia de que seguir o padrão é o certo é o que faz com que tantos não alcancem o sucesso e poucos o consigam);
- Mude sua estratégia (se desse jeito não está dando certo ou se quer um resultado diferente, mude a forma como age).
É hora de agir. Assim que acabar de ler este artigo, fazer seu comentário, o qual agradecerei muito, pesquise sobre formas diferentes de montar um currículo. Minha dica: não abra o arquivo do seu currículo para fazer modificações e sim, comece outro arquivo do zero. Assim você não se prenderá aos padrões já impregnados no seu CV padrão e poderá usar toda a sua criatividade em uma nova e melhorada apresentação.
Faça uma autocrítica e coloque no CV suas reais características, seus valores, seus objetivos e apresente o que você espera da empresa, o que você pode agregar, o que pretende aprender, o que quer ensinar. Coloque o link de acesso ao seu perfil nos sites de relacionamento, blog, etc. Mostre à empresa quem é você no dia-a-dia. Não precisa “encher linguiça”, basta ser sincero. Mude a fonte, a cor, acrescente gráficos, imagens, qualquer informação que represente a sua personalidade, suas expectativas e seu potencial.
Lembre-se, você consciente ou inconscientemente tem uma vontade gigantesca de se destacar. Como disse Graham Bell: “Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram”.
Quem quiser mais dicas sobre como montar um currículo diferente, criativo e que tenha tudo a ver com sua personalidade, envie um e-mail que eu terei prazer em ajudar.
Obrigado pela leitura e boa sorte!!
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