segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pessoas criam grandes culturas, ou vice-versa?


Há muita coisa escrita sobre as vantagens da química e de uma ótima cultura empresarial. No entanto, o que realmente são essas coisas? A empresa é uma organização social com as regras que regem as relações entre as pessoas e entre os grupos. Há uma divisão de atividades, e há um acordo no que diz respeito de certas obrigações nos diferentes grupos. Isto é verdade para todas as empresas. Então, o que faz com que se tenha uma cultura que é superior à outra?
No final, tudo se resume às pessoas. Eu já disse muitas vezes que a qualidade da experiência é igual à qualidade das pessoas envolvidas. Associe-se com pessoas de alta qualidade e você estará mais propenso a ter uma experiência positiva. Isso é verdade no mundo dos negócios, assim como em todo empreendimento que você realizar.
Então, isso nos leva a um tipo de pergunta “ovo ou a galinha”. As pessoas excepcionais criam uma cultura extraordinária, ou uma cultura extraordinária atrai pessoas excepcionais? Antes de ficar muito preso em um debate com você mesmo, eu acredito que a resposta seja as duas coisas.
Pessoas excepcionais definitivamente ajudam a criar uma cultura extraordinária. Eu diria que muitas vezes o processo começa com um líder excepcional na empresa. Um líder excepcional pode definitivamente ajudar a atrair outras pessoas de alta qualidade. Mas ainda mais importante, um líder forte pode criar um conjunto de valores para a empresa que irá permitir-lhe desenvolver uma força de trabalho que é superior à de seus pares. E esses valores e as pessoas, fazem parte da cultura da empresa.
Uma cultura extraordinária que, por sua vez, atrai pessoas excepcionais. Quando uma empresa tem uma cultura que é verdadeiramente especial, as pessoas reconhecem isso e querem ser parte dela. Quando penso em uma cultura de empresa forte e distinta, eu imediatamente penso  na Southwest Airlines. A missão da Southwest Airlines é “uma dedicação a mais alta qualidade de serviço ao cliente entregue com um sentimento de cordialidade, simpatia, orgulho individual, e espírito da empresa.” Eu diria que a empresa faz jus a essa missão extremamente bem. E eu me pergunto quantas pessoas, depois de experimentar essa cultura como um cliente, deseja tornar-se uma parte dela como um funcionário.
Há algumas coisas notáveis sobre a Southwest Airlines que provam meu ponto de que as pessoas excepcionais criam uma cultura extraordinária e uma cultura extraordinária atrai pessoas excepcionais. Herb Kelleher foi cofundador da Southwest Airlines e seu primeiro presidente. Segundo todos os relatos, ele era um líder excepcional que encarnava muitos dos valores que se tornaram parte da cultura da empresa. Ele era a pessoa excepcional que ajudou a criar uma cultura extraordinária. Mas ele também atraiu outros indivíduos de alta qualidade que ajudaram a desenvolver e, finalmente, manter a cultura extraordinária.
Hoje, a cultura da Southwest continua a ser uma parte crucial da sua história e do seu sucesso. Entre no site da empresa hoje, e há uma página inteira dedicada à cultura. A empresa acredita que, obviamente, uma cultura extraordinária ajuda a atrair e reter pessoas excepcionais e mantém a companhia aérea no topo da sua indústria.
Então, o que faz com que uma empresa tenha uma cultura que é superior à da maioria dos outros? Eu acho que é uma combinação de um líder visionário, um forte conjunto de valores da empresa que estão zelosamente guardados, e o grupo certo de pessoas excepcionais.
E não subestime a importância dos valores da empresa. Criar uma cultura em torno de um líder forte e os seus valores é uma coisa. Sustentá-la exige uma adesão disciplinada a esses valores para além da posse de qualquer indivíduo. Essa é a parte mais difícil. A Southwest fez isso enquanto o manto de CEO foi passado de Kelleher para os outros. Isso é algo a ser invejado.
Autor: Dan Oswald

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