quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ao definir a cultura da empresa, entenda os motivadores dos funcionários


Quando se trata de descrever uma cultura de trabalho, clichês são abundantes. Por exemplo, com nossas “políticas de portas abertas” e as expectativas de “dar 150 por cento” (como isso é possível?). Estas declarações genéricas não fornecem ao empregado um monte de informações úteis sobre o que realmente significa trabalhar, e se encaixar, na empresa em questão.
Veja, eu não quero ofender os responsáveis em definir a cultura da empresa. Por alguma razão, a cultura do local de trabalho, apesar do fato de que todos nós trabalharmos nele todos os dias, é realmente muito difícil de definir.
Mas, assim como a água é fundamental para a sobrevivência de um peixe, uma cultura de empresa bem azeitada ajuda a manter o negócio funcionando. E muitas empresas afundam ou sobrevivem com base em sua cultura de trabalho e quão claramente esta é definida.

É realmente difícil definir a cultura do local de trabalho

A maioria das pessoas tem dificuldade em definir sua cultura de trabalho. Uma busca na Internet sobre o assunto produz todos os tipos de respostas de explicações técnicas de uma cultura local de trabalho utilizando palavras como “valores, crenças e princípios”.
Notei também que algumas pessoas ficam muito centradas na cultura de lugares como o Google, acreditando que esses modelos podem ser aplicados a todas as empresas, mas não é o caso. Desculpe, mas provavelmente não é adequado para uma empresa de serviços financeiros ter uma pista de boliche no escritório.
A cultura de trabalho não deve tratar apenas de regalias irrelevantes.
Vamos começar com essa definição: a cultura de trabalho de uma empresa trata da inclusão de todos os níveis, desde a gestão de alto escalão aos funcionários de níveis iniciais, em um ambiente no qual ele ou ela sente que faz parte do negócio. Deve tratar de vincular o entusiasmo do funcionário com uma sólida ética profissional.
Se você é o gerente ou diretor, você deve estar ciente de que há uma relação entre uma forte cultura de trabalho e resultados sólidos de negócios. Na verdade, um estudo de 2012 da Deloitte concluiu que as organizações excepcionais pensam em seu negócio como moeda de duas faces: estratégia e cultura.

Principais resultados da pesquisa

A pesquisa “Core Values and Beliefes” da Deloitte foi realizada na internet pela Harris Interactive. Eles examinaram 1.005 adultos norte-americanos (acima de 18 anos de idade, que trabalham em tempo integral em uma empresa com 100 ou mais empregados) e 303 executivos de empresas sobre uma série de questões relacionadas com a cultura no local de trabalho.
Algumas das principais conclusões incluem:
  • 94 por cento dos executivos e 88 por cento dos funcionários acreditam que uma cultura de trabalho diferenciada é importante para o sucesso do negócio.
  • 83 por cento dos executivos e 84 por cento dos funcionários classificam ter funcionários engajados e motivados como o principal fator que contribui substancialmente para o sucesso de uma empresa.
  • Existe uma correlação entre os funcionários que dizem que são “felizes no trabalho” e se sentem “valorizados pela sua empresa”, e aqueles que dizem que sua organização tem uma cultura claramente articulada e vivida.
No entanto, o estudo também revelou que há uma desconexão entre as organizações que somente falam sobre sua cultura e aquelas que estão incorporando suas crenças em suas operações.
  • Os executivos têm um senso inflado de sua cultura de trabalho quando comparados aos trabalhadores, com base em diferenciais significativos em suas respostas a perguntas sobre como a cultura se expressa em sua organização.
  • Apenas 19 por cento dos executivos e 15 por cento dos funcionários acreditam fortemente que a sua cultura é amplamente mantida dentro de suas próprias organizações.
Obviamente, a cultura de trabalho é algo sobre a qual que a administração precisa trabalhar um pouco mais.

Estabelecendo a sua cultura de trabalho

Enquanto a maioria dos entrevistados indicou que a cultura é importante para o sucesso do negócio, o estudo descobriu que os executivos tendem a priorizar uma estratégia de negócio claramente definida (76 por cento) sobre a comunicação clara de valores e crenças (62 por cento), enquanto que os funcionários os valorizam igualmente (57 por cento e 55 por cento, respectivamente).
Punit Renjen, presidente do conselho da Deloitte, que encomendou a pesquisa, disse em um comunicado que esta sugere que os líderes de negócios devem olhar para as suas organizações através de uma lente mais ampla, considerando ambos os lados da moeda: os valores essenciais e crenças, bem como a estratégia, como essenciais para a sustentabilidade em longo prazo.
Aqui está um ponto interessante desta pesquisa: considerando os elementos da cultura de trabalho, os executivos classificam remuneração competitiva e desempenho financeiro entre os principais fatores que influenciam a cultura no trabalho.
Você pensaria que os funcionários diriam a mesma coisa, mas na verdade os trabalhadores dizem que os benefícios intangíveis (comunicação constante e franca e acesso à gestão), compensam os tangíveis (remuneração e desempenho financeiro).
Isso é encorajador, porque a maioria das empresas apertaram seus orçamentos e estão restritas na concessão de aumentos ou bônus, mas intangíveis são coisas que todo gestor pode realmente fornecer para seus funcionários.

Motivação é a chave

Uma maneira importante de consolidar ainda mais a sua cultura do local de trabalho é compreender o que motiva os funcionários. Como gestor, você tem a capacidade de influenciar a motivação dos membros de sua equipe. Quando a motivação é forte, o desempenho também é geralmente muito forte.
Lembre-se desses fatos que se aplicam aos trabalhadores em todos os níveis:
  • As pessoas querem fazer um bom trabalho. As pessoas se sentem bem quando fazem bem e se sentem mal ou desanimadas quando não o fazem.
  • As pessoas querem o controle no trabalho. Gerentes maximizam a motivação quando maximizam a quantidade de controle que as pessoas têm.
  • As pessoas não querem ser responsabilizadas por coisas que eles acreditam que estão além de seu controle.
  • As pessoas querem que seus esforços sejam respeitados e apreciados.
Agora que você sabe a motivação desempenha um papel fundamental na cultura, certifique-se de capacitar outras pessoas para contribuir em níveis mais elevados através da prestação de tarefas especiais e incentive a cooperação, em vez da competição, entre as unidades de trabalho diferentes.
Tenha em mente que a criação de uma cultura em que os funcionários estão engajados não vai acontecer imediatamente depois de você terminar de ler este artigo. Você precisa colocar tempo e dedicação e, embora possa ser um processo lento, no final do dia vai ser um ganha-ganha.
Autor: Derek Murphy, Presidenet da The Booth Company.

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