segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ignorância Gera Credibilidade


Conhecimento e Credibilidade do ProfissionalOK, admito que forcei um pouco o título do artigo para torná-lo mais chamativo.  Talvez o mais adequado seja “Admitir a Ignorância Gera Credibilidade”…
Você já deve ter visto esta situação em sua empresa:  um profissional ou consultor, que supostamente é o especialista em determinado tema, responde a todas as questões sem hesitar, reforçando sua posição de domínio do assunto.  No entanto, em algum momento alguém descobre que algumas das informações não eram corretas e afetaram importantes decisões, soterrando a credibilidade do profissional.
Agora se pergunte: “Esse cara sou eu?”.  Como você age quando não tem uma resposta clara a uma questão?  Tenta se virar para parecer que sabe ou admite a ignorância naquela pergunta específica?
Quando somos supostamente “especialistas” em algum tema, podemos nos sentir na obrigação de dar respostas a tudo.  No entanto, nos esquecemos de algo muito importante:  em 99% dos casos, a expectativa do outro não é que você tenha a resposta na ponta da língua.  A expectativa é ter uma resposta sincera com o melhor conhecimento disponível, para que possa tomar decisões adequadas com as informações.
Portanto, admitir que você não sabe algo transmite credibilidade.  Com esta sinceridade e transparência, o ouvinte passa a  acreditar que você não o está enrolando.  O efeito secundário é ainda mais positivo:  ele passa a confiar ainda mais naquilo que você diz que sabe.
Ninguém gosta de um sabe-tudo.  Nem você, certamente (então não seja um).  Especialmente quando fica claro que há mais enrolação do que conhecimento.  É muito fácil identificar este perfil nas pessoas, e infelizmente a comunicação corporativa (mais conhecida como rádio-peão) se encarregará rapidamente de categorizar o profissional como falastrão.
Ao admitir a ignorância, o ideal é transformar o “eu não sei” em uma oportunidade, com uma série de ações para adquirir o conhecimento necessário.  Ou seja, “eu não sei, mas podemos consultar fulano, pesquisar em tal lugar, etc”. Isto sim gera credibilidade profissional: ter iniciativa para resolver lacunas de informação e ajudar na tomada de decisão de forma proativa.  Esta característica é ordens de grandeza mais importante do que ter a resposta na ponta da língua.
Tire o peso da resposta rápida de suas costas, aprenda a admitir que não sabe algo, e aí sim você será uma fonte de conhecimento confiável.

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