sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dados e Fatos São Manipuláveis. Você Também?


Informação do ComunicadorNa mídia, no mercado, e em sua organização, há uma verdade em relação aos dados e informações:  tudo pode ser manipulado, e normalmente é.
Certo ou errado, natural ou não, não faz diferença.  O que faz diferença é como você reage às informações de seu entorno.

Alguns Exemplos

Fato:  a taxa de desemprego no Brasil sobe de 5,5% para 6,2%
  • Uma notícia alinhada com a oposição:  ”Desemprego começa a acelerar e preocupa trabalhadores”
  • Uma notícia alinhada com o governo: “Apesar da crise internacional, desemprego cresce pouco, e se mantém abaixo dos níveis internacionais”
Fato: seu projeto que você gerencia atrasou devido a mudanças de escopo do cliente
  • Alguém que quer apoiá-lo diria:  ”somente um gerente de projeto hábil como você conseguiria administrar um projeto para este cliente”
  • Alguém que quer derrubá-lo diria:  ”precisamos de um gerente de projeto mais rigoroso que consiga administrar projetos complexos”
Como podem ver, sempre podemos tomar um fato objetivo e torná-lo uma informação subjetiva, alinhada com o interesse do comunicador.

O que fazer?

Para que você não seja manipulado pela comunicação dos demais, um pouco de disciplina é suficiente.
Busque mais fontes
Com a internet, está cada vez mais fácil buscar fontes alternativas de informação.  Compare diferentes fontes para entender os pontos de vista e qual posição cada uma está defendo.
Tente contar a mesma história de forma oposta
Este é um exercício interessante.  Tome a informação que você recebeu, separe os dados, e crie uma nova informação oposta usando os mesmos dados.   Com raras exceções, você notará que existe subjetividade na informação e poderá criar os filtros adequados.
Entenda as premissas
 Ao separar os dados, como explicado no item anterior, você poderá identificar as premissas que motivaram a subjetividade do comunicador.  Em outras palavras, separar o que é fato do que é opinião, entendendo assim quais os objetivos que o comunicador está tentando atingir.
Com as ações acima, ao invés de ser manipulado e ficar repetindo automaticamente as versões dos demais, você poderá se aprofundar no tema, desenvolver um senso crítico e criar seu próprio ponto de vista.  Não se trata de desconfiar dos outros, e sim de entender que não existem verdades absolutas, apenas interpretações de uma realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário