
Muitas vezes isso acontece com os funcionários que já estão na empresa há algum tempo. Eles podem ter começado quando a empresa era muito jovem e têm sido uma parte importante do seu crescimento por muitos anos. Por isso, eles provavelmente ajudaram a implementar sistemas, processos e políticas. Eles são aqueles que estabeleceram “o jeito que sempre foi feito.” A informação dentro de seus cérebros é enorme e muito valiosa para a empresa.
Além disso, esses funcionários entregam resultados. Seu trabalho é frequentemente impecável e são considerados os maiores artistas da equipe. Eles sabem como fazer as coisas acontecerem e eles o fazem, dia após dia. No entanto, suas atitudes deixam muito a desejar. Eles podem ser arrogantes, zangados, agressivos, malvados, egoístas – e às vezes todas essas coisas no mesmo dia. Eles são os que designamos para treinar os novos funcionários, por causa de seu conhecimento, mas em questão de dias, os novos funcionários estão preocupados a escolha de empresa que fizeram, e se este é o ambiente em que eles irão trabalhar. Às vezes estes colaboradores são os encarregados, às vezes eles são os membros da equipe que tocam uma grande parte do trabalho. De qualquer modo, eles são tóxicos e estão impactando enormemente a cultura de uma forma negativa.
Então, como você lida com tal funcionário? A resposta pode surpreendê-lo. Você lida com eles da mesma maneira que você lida com qualquer empregado problemático. É isso mesmo – eles são apenas mais um funcionário-problema. Mesmo que eles sejam profissionais de alto desempenho. Mesmo que tenham mais conhecimento do que o presidente sobre como operar a empresa. Apesar de estarem há muito tempo na empresa e terem visto a empresa em seus melhores e piores momentos, eles são funcionários-problema e precisam ser tratados como tais.
Você deve treiná-los, orientá-los e tomar medidas disciplinares, se necessário, e até mesmo os demite se for o caso. Você os coloca em um planejamento de desenvolvimento, tal como qualquer outro funcionário ineficaz porque você se preocupa não só em obter os resultados, mas como os resultados são alcançados. Você deve também uma estratégia para extrair o conhecimento que eles têm, porque percebe que ter um único empregado que sabe como fazer as coisas não é o melhor para a organização, independentemente da sua atitude.
Seu alto desempenho não substitui a necessidade de trabalhar bem com os outros. Sua capacidade de fazer as coisas não lhes dá o direito de tratar mal os outros. A quantidade de informações que têm em sua cabeça não justifica o seu ego. Eles podem ser de alto desempenho, mas são funcionários-problema e ponto final.
Já se se deparou com esta situação? Você já teve que lidar com um profissional de alto desempenho que foi o criador de uma cultura tóxica ao seu redor? Como você resolveu o problema?
Autora: Sabrina Baker
Fonte: http://recursosehumanos.com.br/artigo/funcionario-desempenho-problematico/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=abb6761566-Rede_O_Gerente_01_03_2013&utm_medium=email
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