terça-feira, 12 de março de 2013

As lições de lideranças sustentáveis


Ideia Sustentável
O canalRh vem se unir ao movimento desencadeado pela Plataforma Liderança Sustentável no sentido de promover, inspirar e mobilizar pessoas e lideranças para a sustentabilidade humana e do meio ambiente. Mais três milhões de pessoas no último ano já tiveram acesso a diversos conteúdos via website, revista, vídeo, eventos e livro. Agora, o canalRh passa a distribuir também as mensagens dos Líderes Sustentáveis, em formato de vídeo, onde eles contam como transformaram suas experiências pessoais e seus modelos de negócios. E dessa forma impactaram positivamente o desenvolvimento individual e a consciência coletiva do mercado onde atuam. Acompanhe-nos nessas lições corporativas e incentive as pessoas da sua empresa a mudar também.

Rodrigo Kede (IBM)
Recém-empossado como presidente da IBM, Rodrigo Kede tem o desafio de, em tempos de crise global, levar adiante uma crescente preocupação da empresa com a formação de lideranças não apenas sob o ponto de vista técnico, mas, principalmente, de valores, "tais como sustentabilidade, senso de coletividade, confiança e diversidade", conforme afirmou.

O ano era 2008. Em meio aos prejuízos gerados pela bolha do mercado imobiliário americano, a IBM apostou e pôs em prática o programa Corporate Service Corps, que consiste basicamente em selecionar líderes, executivos, funcionários e colaboradores da empresa em todo o mundo para levá-los a países emergentes a fim de que apliquem seus conhecimentos e técnicas em soluções de problemas desses lugares. Segundo Kede, "em geral, quem passou pela experiência diz ter sido um dos maiores aprendizados da vida".

Mais de 30 países e 100 cidades já foram auxiliados pelo CSC. O Brasil já recebeu 160 profissionais dos mais diversos lugares do mundo e, por sua vez, enviou mais de 80 a países como Gana, Camboja, África do Sul, Vietnã e Polônia. As atividades são as mais variadas, desde melhorias na distribuição de água de um município ao uso de tecnologias de gestão para otimizar a segurança pública.

A prova da eficácia do programa é a implementação de modelos semelhantes por várias empresas. Mas "não adianta fazer porque alguém já fez, porque é moda. Mais importante do que ser generoso é ser genuíno", destacou Kede. "As pessoas se conectam umas às outras e às instituições por princípios. Os valores nos unem".

Fonte: http://www.canalrh.com.br/videoteca/ideia.asp?ace_news=%7B2BBA3099-51BF-41F7-BBA7-0534608DCC2C%7D&o=%7BC3B5DD5E-CF34-446C-8983-797C99CD6EE2%7D&sp=/BFWTx4.69WKUV.SMp:A0FWT.8.J1yID84H

Nenhum comentário:

Postar um comentário