sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O primeiro papel do líder é encarar a realidade


Como seres humanos, parece que temos uma capacidade infinita de viver em negação. Embora a negação seja um mecanismo de defesa frequentemente utilizado, é mortal para os líderes. Surpreendentemente, não é incomum encontrar líderes que vivem em negação, deixando de enfrentar uma mudança ameaçadora em sua realidade, em um mercado que está mudando ou nas expectativas do cliente. Infelizmente, muitos líderes ignoraram ou negam sua nova realidade, esperando que de alguma forma vá desaparecer ou que alguém vai aparecer com uma solução mágica.
Liderar em tempos turbulentos requer que os líderes enfrentem e lidem com a realidade para ter sucesso. Enfrentar a realidade significa que os líderes se dedicam a continuamente avaliar e orientar-se ao ambiente empresarial em constante mudança. Enfrentar a realidade requer que os líderes permaneçam abertos a novas informações, prontos para adaptar suas estratégias de acordo com seus objetivos.

Líderes bem sucedidos enfrentam a realidade

A primeira tarefa de um líder talvez seja encarar a realidade. No entanto, esta é muitas vezes a prática de liderança mais negligenciada.
“A primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade. A última é dizer obrigado. Entre uma coisa e outra, o líder é um servo”-. Max DuPree, autor de A Liderança é uma arte
Como líderes, gostamos de falar de grande visão, metas ousadas e planos emocionantes. Embora seja necessário ter visão, também é insuficiente. Não podemos liderar com eficácia, a menos que estejamos dispostos a encarar a realidade. No entanto, parece que muitos líderes escolhem ignorar a realidade e viver em um mundo de sua própria criação. Jack Welch, ex-CEO da General Electric, acreditava tanto em enfrentar a realidade que fez do seguinte mantra uma parte central de sua filosofia de liderança.
“Enfrente a realidade como ela é, não como era ou como você gostaria que fosse.” – Jack Welch
O conselho de Jack Welch é especialmente importante quando lideramos em tempos turbulentos e quando a tomada de decisão tem um impacto significativo e consequências de longo prazo. Jack Welch prosseguiu explicando porque enfrentar a realidade foi uma parte tão importante de sua filosofia de liderança.
“A arte de gerenciar e liderar se resume a uma coisa simples. Determinação e enfrentar a realidade sobre as pessoas, situações e produtos e, em seguida, agir decisivamente e rapidamente sobre essa realidade. Pense em quantas vezes procrastinamos, na esperança que algo fosse melhorar. A maioria dos erros que você cometeu foi por não estar disposto a enfrentá-los, por não encarar a realidade no espelho e, em seguida, fazer algo a respeito. Gerenciar é definir e agir. Sem falsas esperanças, sem ficar esperando o próximo plano. Sem repensá-lo. Definindo e fazendo”-. Jack Welch

Enfrentar a realidade é um imperativo de Liderança

Jim Collins em seu livro Good to Great destaca, em sua pesquisa sobre o que torna empresas em grandes empresas, a importância de “confrontar os fatos brutais da realidade atual”. Confrontar o fato brutal da realidade atual e motivar a superação nas pessoas é a responsabilidade dos líderes.
É responsabilidade dos líderes definir a realidade e oferecer esperança. Líderes que não conseguem definir e enfrentar a realidade não estão aptos a liderar! Quando os líderes não conseguem enfrentar a realidade, eles começam a viver em negação, sem vontade de lidar com a realidade. O resultado final? Falha de liderança.
Todos os grandes líderes tiveram uma característica em comum: a vontade de enfrentar de forma inequívoca os grandes anseios de seu povo em seu tempo. Isso, é a essência da liderança.”-. John Kenneth Galbraith
Quando os líderes não conseguem responder aos anseios de seu povo, quando eles não respondem à realidade de seus constituintes, eles entram no início do declínio da liderança.
Os líderes têm dificuldade em enfrentar a realidade. Os líderes tendem a racionalizar, justificar e defender suas decisões atuais e pensamentos, e ao fazer isso eles perdem o contato com a realidade. Deixar de enfrentar a realidade significa que ações corretivas nunca são tomadas ou são adiadas, e a consequência é a deterioração da situação. Tentar nos convencer de que as coisas estão melhores ou diferentes da realidade nunca é uma boa ideia.
Pense em como você está liderando em tempos de turbulência.
  • Você está enfrentando a realidade ou vivendo em negação?
  • Qual a realidade que você precisa enfrentar?
  • Qual a realidade você está evitando?
“Liderança está relacionada à criação de um domínio em que os seres humanos continuamente aprofundam a sua compreensão da realidade e se tornam mais capazes de participar do desenrolar do mundo. Em última análise, liderança é a criação de novas realidades “-. Peter Senge
Autor: George Ambler
Fonte: http://recursosehumanos.com.br/artigo/lider-realidade-responsabilidade/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=244f688814-Rede_O_Gerente_08_02_2013&utm_medium=email

Nenhum comentário:

Postar um comentário