sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

“Filho, cuidado com as companhias”!


Essa era a frase predileta de minha avó, mulher guerreira que me herdou quando minha mãe biológica faleceu vítima de um câncer no seio, logo depois de dos meus dez meses de vida.
Ela tinha razão. Hoje, vejo o quanto as pessoas sofrem por estarem ao lado de pessoas ruins, amargas, invejosas, que se fingem de companheiras, amigos, colegas de trabalho, enfim, pessoas que usam máscaras e conseguem, infelizmente, por muito tempo, fazerem mal para quem fica do seu lado.
Essas pessoas sabotam informações, criam situações, jogam seus laços para dar rasteira até em cobra, e pior, várias delas conseguem enlaçar gente de bem, que fica com a imagem prejudicada diante de tanta “criatividade” de gente do mal.
Normalmente essas pessoas assinalam falhas nos outros para disfarçar seus comportamentos errados. Por exemplo: a pessoa não devolve o troco do mercado, e, se ela vir alguém fazendo isso vai condenar para que todos imaginem que ela jamais faria igual. Na verdade, elas apontam ou criam culpa nos outros para encobertar sua falta de conduta.
Por isso, fique atento às companhias que tem. Por exemplo: aquelas pessoas que dizem para você não se comprometer na empresa nunca serão as mesmas que vão lhe consolar quando for demitido. Aquelas que dizem para você dirigir embriagado não serão as mesmas que estarão ao seu lado na delegacia. Aquelas que convidam você para chegar tarde da noite em casa raramente serão as mesmas que lhe apoiarão quando a esposa ou esposo estiver com as malas prontas.
Todo dia nós convivemos com gente boa e gente ruim. Claro que o número de pessoas boas ou más que estiverem conosco influencia na nossa conduta. Mas, o que mais importa é a nossa escolha de quem queremos do nosso lado, aliás, de quem queremos que ande conosco.
Muito jovem, de família bem pobre, várias vezes alguns “amigos” me convidavam para vender drogas na escola. Graças a Deus e aos conselhos da vovó, Dona Zifa, fugi disso. Infelizmente, perdi dois colegas de classe, ambos antes de completarem dezoito anos. Um deles não viu o filho nascer!
Companhia é coisa séria. Fique atento às pessoas com quem convive, aos lugares que frequenta, aos conselhos que recebe, sobretudo, de quem, às vezes está tão perto de você, mas, só para poder prejudicá-lo de algum modo.
A melhor solução é o afastamento, mesmo que seja alguém que pareça ser importante na sua vida. Se notar que a conduta dessa ou dessas pessoas é imprópria, que faz mal a você e ao mundo, dê um basta, fique longe. Ainda que doa por algum tempo, caso seja alguém que você goste, essa dor é menor do que a que vai sentir em conta gotas enquanto ela estiver próxima.
Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!
Fonte: http://ogerente.com.br/rede/carreira/cuidado-com-as-companhias?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=700190924e-Rede_O_Gerente_18_01_2013&utm_medium=email

Nenhum comentário:

Postar um comentário