terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Maldição do “E Se…”


Medo de Ter um Negócio PróprioDúvidas e incertezas fazem parte do dia a dia da vida profissional. Para empreendedores estes sentimentos são exponencializados, pois supostamente há muito mais em jogo.
É do ser humano este tipo de insegurança. Entretanto, quando não sabemos como controlar e agir sobre os “E Se…” de nossa vida, podemos afetar negativamente nossa capacidade de produzir e criar.
Alguns exemplos de “E se…” que podem afetar empreendedores:
  • “E Se não houver mercado para meu produto ou serviço? “
  • “E Se estes novos investimentos que estou fazendo na empresa não derem resultado? “
  • “E Se meus concorrentes conseguirem me derrubar? “
  • “E se o negócio não gerar retorno suficiente para manter meu padrão de vida?”
Cada “E Se… ” vai alimentando novos medos, e o empreendedor fica paralisado diante da insegurança.
A solução para esta situação é relativamente simples, mas exige um pouco de disciplina.
O “E Se…” nada mais é do que uma análise de risco. Cada questionamento deve ser tratado como uma situação a ser mitigada..
Experimente fazer o seguinte :
1. Liste todos os medos que estão em sua cabeça, relativos a seu negócio.  Não faça restrições neste momento, e coloque tudo o que pensar, mesmo que em primeira análise pareça não fazer sentido.
2. Para cada medo, liste separadamente os fatos que suportam o medo ou contrariam o medo.  Neste fase, você já poderá filtrar alguns medos que não possuem nenhuma comprovação de que possam se tornar realidade.  A partir destes fatos, filtre os principais medos em ordem de gravidade e probabilidade.
3. Usando estes fatos como referência, e priorizados os riscos mais graves e prováveis, faça uma lista com:
a. Medidas que você pode tomar para que este medo não se concretize.
b. Medidas que você deve tomar caso o pior aconteça caso o medo se torne realidade.
4. Para cada item da lista “a” acima, crie e execute um plano de ação para mitigar os riscos. Para cada item da lista “b” acima, deixe um plano de contingência pronto para que possa agir rapidamente caso o pior aconteça. O tempo de reação é importante em qualquer crise.
Estes passos ajudarão a tirar os “E se…” de sua cabeça, transformando-os em ações concretas que tornarão seu negócio mais sólido e seguro.
Fonte: http://blogcoach.com.br/artigos/medos-no-negocio/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=f462bfdbb8-Rede_O_Gerente_15_01_2013&utm_medium=email

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