por Thalita Battistin
Coriolano Furtado de Lacerda Junior é magro, não tem barba, bigode ou nada que lembre Papai Noel, mas no Natal é ele quem faz a alegria de muitas crianças carentes, em São Paulo. Lacerda é colaborador da construtora Gafisa, que todo fim de ano organiza ações sociais. Em 2011, o analista de Inteligência de Mercado se vestiu como o “bom velhinho” para entregar brinquedos na campanha nacional “Papai Noel dos Correios”, que há mais de 20 anos responde cartas de meninos e meninas que enviam seus pedidos para o “Polo Norte” via Correios. A ação, apoiada pela Gafisa, incentiva os colaboradores a apadrinharem uma carta, realizando os sonhos de muitas crianças.
Coriolano Furtado de Lacerda Junior é magro, não tem barba, bigode ou nada que lembre Papai Noel, mas no Natal é ele quem faz a alegria de muitas crianças carentes, em São Paulo. Lacerda é colaborador da construtora Gafisa, que todo fim de ano organiza ações sociais. Em 2011, o analista de Inteligência de Mercado se vestiu como o “bom velhinho” para entregar brinquedos na campanha nacional “Papai Noel dos Correios”, que há mais de 20 anos responde cartas de meninos e meninas que enviam seus pedidos para o “Polo Norte” via Correios. A ação, apoiada pela Gafisa, incentiva os colaboradores a apadrinharem uma carta, realizando os sonhos de muitas crianças.
Além de estimular o engajamento da equipe por uma causa social, a iniciativa promove a integração do time. De olho nestes benefícios intangíveis, muitas empresas aproveitam a época de festas para levar as ações de confraternização além dos limites do escritório. “A confraternização é ideal para o networking e para que as pessoas conheçam melhor quem trabalha ao lado”, diz diretor-executivo da consultoria Innovia Training & Consulting, Ricardo Barbosa.
Na Gafisa, além da doação para a campanha dos Correios, são arrecadados brinquedos e alimentos, doados posteriormente para organizações não governamentais. “Em 2011, arrecadamos uma tonelada”, afirma um dos responsáveis pelas campanhas, o analista de Comunicação Interna Jorge Nascimento Junior.
Outro exemplo solidário é o da agência de publicidade Rae,MP, que há 24 anos realiza duas campanhas sociais. A ação “Sangue Bom” é voltada para doação de sangue para o Hospital Santa Catarina, em São Paulo, contando com a participação de clientes, amigos e fornecedores da agência. A segunda é a doação de brinquedos e alimentos para uma instituição de caridade selecionada anualmente. O colaborador escolhe uma criança e a presenteia com brinquedos. “Doar é um ato solidário e este sentimento é importante em qualquer lugar, seja em casa ou na empresa”, explica uma das responsáveis pelas campanhas que atua na área de marketing, Najara Amano Espin.
Além de ações sociais, com a proximidade do fim do ano muitas empresas preparam festas de confraternização. A Accesstage, fornecedora de soluções para transações eletrônicas, promove dois eventos para festejar as conquistas do ano e proporcionar interação entre os colaboradores. Um deles é o chamado Bonenkai. Durante um fim de semana, a empresa reserva um hotel fazenda para colaboradores e familiares. “A Accesstage valoriza a família, pois é ela que dá sustentação ao colaborador”, afirma a gerente de Desenvolvimento Humano, Maria José Lopes. O outro é oFamily Day. “Normalmente, na quarta-feira após a viagem para o hotel, o colaborador traz a família para passar um dia na empresa e conhecer a rotina de trabalho”, explica Maria José.
Fonte: http://www.canalrh.com.br/Mundos/saibacomo_artigo.asp?ace_news=%7B00984D78-B692-4094-B145-BE1AD4B5097D%7D&o=%7B85C60964-B02D-4228-B2A3-768F4BBF8D9D%7D&sp=C1P;Sx=5D6?K.CQRAp:V4KFT8LGS?ySME6C
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