sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Rolls-Royce entrega primeiro propulsor de túnel com rotação magnética

Motor que equipará navio Olympic Octopus, da norueguesa Oympic Shipping, fornece empuxo lateral para manobras e para a estabilização do navio em mar agitado


A Rolls-Royce, empresa de sistemas de energia, entregou o mais recente propulsor de túnel com ímã permanente (TT-PM) à norueguesa Olympic Shipping. A companhia usará o motor na embarcação Olympic Octopus.
Propulsores de túnel são posicionados à frente e atrás de uma grande variedade de embarcações e fornecem empuxo lateral para manobras e para a estabilização do navio em mar agitado e propiciam um aumento da potência de saída em cerca de 25%, em comparação com hélices do mesmo tamanho, e a redução significativa do ruído e da vibração da embarcação. O propulsor também é removível debaixo d´água, o que elimina a necessidade de docagem seca.
“Ele é capaz de executar milhares de horas de operações intensas, como as realizadas nas duras condições encontradas em campos de petróleo offshore. Nesses locais, os carregamentos são frequentemente variáveis e as alternâncias nas direções do empuxo também”, afirma o presidente da divisão Offshore da Rolls-Royce, Anders Almestad.
Esse novo conceito de propulsor é composto por um motor de ímã permanente no aro, que move a hélice no centro. O sistema é formado por um estator que carrega diversos enrolamentos de bobinas elétricas e um rotor equipado com uma série de ímãs permanentes resistentes. Como o sistema fica em um aro, o espaço acima desse propulsor, onde outros motores normalmente estão localizados, é maior. Desse modo, há a possibilidade de instalar equipamentos diversos no local.
Um campo magnético rotativo é criado pelo estator, que interage com os ímãs permanentes do rotor. Isso gera a força necessária para arrastar o rotor, o que fornece a energia mecânica para o equipamento.
A embarcação Olympic Octopus foi entregue em 2007 e é um navio multifuncional de manuseio de âncoras (AHTS) no modelo Rolls-Royce UT 712 L. O propulsor TT-PM já está sendo montado no casco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário