quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que devemos evitar e omitir no currículo


Você definitivamente não pode mentir no currículo, mas há certas coisas que não necessariamente precisa informar no CV

Você tem que ter a consciência de que o seu currículo é um documento para engrandecer você. A função dele não é simplesmente enumerar seus empregos antigos e a faculdade onde você estudou. Ele serve para chamar a atenção dos recrutadores para você. Portanto, há certas coisas que você não pode escrever, coisas que você deve escrever e, também, coisas que você deve omitir. Saiba quais são elas:

O que você NÃO deve pôr no currículo


 1. Mentiras
Jamais minta no seu currículo, porque é algo muito fácil de ser verificado. Primeiro, o recrutador pode buscar na internet e descobrir isso em minutos. Segundo, ele pode verificar isso mesmo na entrevista. Ele vai perguntar sobre uma habilidade constada no seu currículo que você não tem e você vai dar uma série de pistas que está mentindo: por exemplo, vai evitar contato visual, vai mudar de assunto mais rápido possível e não fornecerá as informações nas especificidades típicas de alguém que tem aquela qualificação.
2. Redes sociais
Não é que você esteja estritamente proibido de fornecer suas redes sociais. Mas não é necessário porque ele vai pesquisar de qualquer forma se estiver realmente interessado em você. O que você não deve fazer é fornecer as suas redes sociais se elas não estiverem adaptadas para um profissional.
3. Atividades sem sentido
Não adianta dizer que você joga baseball se você está se candidatando para uma vaga de professor de português. O currículo é um documento que não deve conter muitas páginas, portanto, escreva somente o necessário.

O que você DEVE pôr no currículo


1. Contribuições concretas
Não caia no erro de colocar “experiência" em determinada área em seu currículo. Os recrutadores não querem simplesmente saber onde você trabalhou, com o que e no que você adquiriu experiência. Eles querem saber o que você fez lá. Portanto, escreva contribuições concretas à empresa onde você trabalhou.

O que você deve OMITIR no currículo


1. Demissões
Não precisa dizer que você foi despedido no seu currículo. Não é mentir, é só não contar uma informação que pode ser muito bem omitida. Mas se você for perguntado, não minta. Conte o que aconteceu e explique você aprendeu a lição.
2. Interrupções
Você não precisa dizer que deixou certo emprego porque queria viajar, fazer um intercâmbio, ou qualquer outra razão menos “nobre” aos olhos do seu recrutador. É o tipo de informação que realmente não vale a pena ser mencionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário