segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O profissional do futuro


Não é muito difícil encontrar matérias e entrevistas sobre as profissões do futuro e que serão os profissionais aptos a preencherem os requisitos destas posições.
E quando falamos sobre estes profissionais do futuro, é fácil encontrarmos previsões e respostas que sempre incluem termos como globalização, falta de mão-de-obra especializada, envelhecimento da população, conectividade, mídias sociais, BRICs e sustentabilidade.
De fato, o profissional do futuro terá influência de todas estas variáveis. Mas o que todos querem saber é como na prática todas estas questões nos afetarão como profissionais e como se preparar para o que o mundo vai exigir.
E neste cenário de incerteza sobre o futuro, surgem perguntas como:
Devo estudar chinês?
Ainda é válido morar um tempo fora do Brasil? Se sim em qual país?
Devo fazer um MBA? Em qual instituição? MBA em qual especialidade?
Devo seguir carreira técnica ou em gestão?
Devo focar em grandes empresas nacionais consolidadas e em expansão ou em empresas multinacionais que iniciam suas operações no Brasil?
A verdade é que não existem respostas certas. Nem erradas. O grande ponto é que nem o melhor embasamento acadêmico, a mais diferenciada vivência internacional e nem ser considerado um profissional de alto potencial podem ser suficientes para garantir que você seja elegível a se tornar um profissional do futuro.
Veja a vinheta de um canal a cabo que ilustra o que quero dizer.
Mesmo com os equipamentos mais modernos, um intensivo treinamento e um time com alto potencial, na “hora H” os policiais do filme simplesmente não tomam uma ATITUDE. E aí de nada adianta todo o resto.
Sabe qual vai ser o profissional do futuro? Aquele que tiver ousadia, coragem e iniciativa para agir em um ambiente cada vez mais incerto e complexo. Com certeza uma boa formação, domínio de idiomas e vivência no exterior podem ajudar. Mas é a ATITUDE que diferenciará os profissionais. Digo mais:ATITUDE conta mais do que qualquer MBA ou vivênca no exterior.
Parafraseando o eterno guru Peter Drucker, “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. E para criá-lo, é necessário ATITUDE.
BOA SORTE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário