sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O gargalo


Repetição espaçada. De tanto ouvirmos essa notícia, acabamos achando que as coisas são assim. – Não, elas não são bem assim. – Na verdade, o que há é uma falha estrutural em nossa educação. Nos últimos dez anos formamos mais administradores, publicitários e filósofos do que médicos, engenheiros e técnicos. Mania de instalar o escritório e a comunicação antes da fábrica. Que venham os bônus e para que ônus, não é?
Informação. Por isso, a nossa produtividade é cinco vezes menor do que a dos Estados Unidos, por exemplo, conforme matéria publicada pela Revista Exame, edição 1025. O Centro de Políticas Publicas da USP, divulgou esta semana ampla pesquisa sobre educação, oferta e demanda de mão-de-obra, cruzando com os níveis de salários também (Jornal O Estado de São Paulo – 30.9.2012). Esclarece bem esse equívoco.
Desdobramentos. Quem lê a pesquisa que foi feita pelo economista Naércio Menezes Filho, da USP, fica com um amargor na boca por algumas razões: A)Escolhemos temas mais fáceis para estudar, sem atentar para os rumos do mercado; B) Não temos a hábito de analisar pesquisas e tendências, nem conhecer quais serão as necessidades futura de mão-de-obra; C) Depois que a pesquisa do IBGE de 2010 apontou que havia um déficit nas profissões técnicas, nos apressamos a corrigir a deficiência, mas agora a demanda já diminuiu um pouco devido ao enfraquecimento do PIB.
O rabo abana o cachorro.
Formar técnicos nunca é demais, mas agimos reativamente.
Razão e emoção. Somos um povo maravilhoso, mas essencialmente emocional.
Bacharéis por natureza. Empresários da educação preferem lançar cursos de administração, economia e filosofia, cujo investimento se restringe a livros, sala de aula e professores (bacharéis). Já, a formação técnica, exige equipamentos, infraestrutura e tecnologia. Assim, permaneceremos bacharéis e versados em ciências humanas, enquanto o mundo gira a 1000 por hora no universo da tecnologia e da inovação.
(Im)produtividade. Você já analisou porque recebemos centenas de mensagens relacionadas à comunicação, liderança, marketing, coisas interessantes, mas pueris? Por acaso alguém já recebeu uma informação científica, quais os países que são campeões em registro de patentes, ou uma planilha eletrônica, por exemplo?
Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário