domingo, 7 de outubro de 2012

Como ser competitivo lá fora?


Com um produto inovador, alto conteúdo de design e tecnologia. Além disso, oferecendo um ótimo serviço ao cliente, monitorando o mercado, com uma estrutura interna competente, fazendo severa seleção dos parceiros e com uma comunicação inovadora. Valor agregado, ensina o consultor italiano Nicola Minervini e autor do livro O Exportador, lançado no Brasil pela Editora Pearson – 2012, a venda nas melhores livrarias.
Uma obra interessante e rechiada de bons exemplos práticos, descrevendo o modelo PIME que usa em suas consultorias para diagnosticar o estágio em que as empresas estão em termos de visão internacional:
P = Promoção: como a empresa gerencia sua presença na internet, como prepara a participação em feiras internacionais, como defende a própria marca no exterior, como participa de missões, como elabora seu material de divulgação e como se preocupa em aplicar o conhecimento das diferentes culturas (cujo desconhecimento pode ser responsável por 70% do fracasso nas negociações). Para esse último tema, em O Exportador, dedicamos um capítulo inteiro sobre o que não fazer e o que fazer em países como China, Japão, Alemanha, EUA, Arábia Saudita, México, etc.
I = Informações: avaliamos se a empresa possui um banco de dados, se as decisões são baseadas em informações reais ou em intuições.
M = Mercado: verificamos se é a empresa que exporta ou são os compradores que compram dela. Isto é: a empresa gerencia a exportação ou administra pedidos? Verificamos se usam critérios para selecionar mercados, produtos, formas de entrada. Enfim avaliamos se é a empresa que escolhe os parceiros ou o contrário (isto é, atitude reativa e não propositiva).
E = Empresa: verificamos se na empresa existe uma cultura exportadora em todos os departamentos ou se é mais difícil vender a ideia da exportação na empresa do que vender o produto no exterior, pois, pode ser que nem todos estejam sensibilizados e convencidos de que quem exporta é a empresa e não o departamento de exportação.
Assista aos vídeos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário