segunda-feira, 29 de outubro de 2012

7 questões para descobrir se você é indispensável no trabalho


Se considerar indispensável é muito diferente de ser indispensável. Confira quais são as 7 perguntas que podem ajudar você a descobrir em qual categoria você se enquadra



Você pode ter diversas tarefas no escritório e até mesmo acreditar que você carrega o desenvolvimento da equipe nas suas costas, mas será que isso é verdade? Muitas companhias têm funcionários indispensáveis, que conhecem todo o funcionamento da empresa, o que você precisa é descobrir se faz parte dessa categoria. Confira 7 perguntas que podem ajudá-lo nesta tarefa.


1. Você é adaptável?
Colaboradores flexíveis podem se ajustar e realizar mudanças de acordo com o ritmo de crescimento da organização. Eles não ficam presos em um método de trabalho específico e os outros funcionários sabem que podem contar com esse tipo de trabalhador para ajudar a encontrar novos processos de trabalho eficientes.
2. Você é progressivo?
Você sempre aparece no escritório com novas ideias ou estratégias para economizar tempo e dinheiro sem comprometer a produção da empresa? Funcionários indispensáveis são aqueles inovadores, que sempre pensam em promover a companhia.
 3. Você está sempre disposto?
Seus empregadores querem saber que podem contar com você o tempo todo e não apenas quando se trata de cumprir a sua parte no trabalho. Se você é o tipo de funcionário disposto a ajudar em qualquer situação, provavelmente é considerado indispensável.
4. Você está aprendendo novas habilidades?
Funcionários que se interessam em aprender e aplicar novas habilidades no trabalho são considerados muito valiosos para a organização. Se você está constantemente melhorando sua capacidade profissional e desempenho, tem grandes chances de ser muito indispensável para a companhia.
5. Você busca novas informações e as aplica?
O que você faz com as informações que consegue no dia-a-dia? Procurar uma maneira de aplicá-las na sua rotina de trabalho pode mostrar aos seus superiores o seu interesse em ajudar a desenvolver a empresa. Procure encontrar novas situações nas quais você possa inserir o conhecimento que adquire.
6. Você controla as informações que recebe?
A quantidade de informação disponível atualmente pode distrair o mais focado dos funcionários. Você é do tipo que para seu trabalho para responder qualquer tipo de e-mail ou é aquele que sabe a hora certa de dedicar a atenção aos problemas menos importantes? Saiba planejar o seu tempo para não se deixar sufocar pelas informações.
7. Você resolve os problemas?
O que você faz com um problema quando se depara com ele? Os funcionários capazes de resolvê-los são os considerados insubstituíveis. Não deixe que os obstáculos do trabalho tirem a sua motivação e não seja o famoso “funcionário chorão”, que cria empecilhos para qualquer situação.

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