
Tudo bem que algumas atividades têm uma ligação mais intrínseca com as pessoas do que outras, ainda assim a verdade é que o mundo é feito por pessoas, e para pessoas. Se você quiser ser um bom profissional e ter uma boa carreira, é até possível entender muito apenas de sua área técnica e dos processos de sua organização. Agora, se quiser realmente subir, galgar degraus e quem sabe se tornar até mesmo uma referência, eis minha sugestão:
Entenda de gente!
Entender o comportamento humano, entender como “chegar” até as pessoas e gerenciar seu relacionamento com elas é o maior poder que você pode desenvolver. Enganam-se muitos profissionais que, pensando terem uma grande competência técnica, subestimam a grande importância de se saber lidar com pessoas.
Não é uma coisa geralmente fácil, e inclui: empatia, paciência, humildade,observação, estratégia, gentileza e até mesmo amor! E tenha certeza de que uma das maiores habilidades que você pode ter em sua carreira é “a habilidade de conseguir a colaboração das pessoas à sua volta”.
Trabalho em uma empresa de projetos e posso dizer sem qualquer dúvida que os maiores problemas que temos estão longe de estarem relacionados à habilidade técnica das pessoas. Na verdade eles têm origens muito mais simples e básicas, e podem ser vistos em nossa espécie até mesmo no jardim de infância: Pirraça, orgulho, inveja, impaciência, ignorância, altivez, e por aí vai.
É isso que atrasa projetos, é isto que destrói equipes, é isto que inviabiliza a colaboração.
Fico pensando que as disciplinas profissionais poderiam se focar um pouco menos apenas nos aspectos técnicos de uma profissão e desenvolver mais a habilidade relacional das pessoas. Não só gerentes, diretores e presidentes – ou seja, gestores – devem entender de pessoas.
Seria muito produtivo se toda a organização, do faxineiro ao CEO, fosse constituída por pessoas que sabem se relacionar de maneira madura e inteligente umas com as outras. No entanto, tal capacidade parece que é deixada em segundo plano, apenas como uma característica pessoal que, ou se tem, ou não se tem.
Por isto deixo aqui, para você que busca conhecimento em busca de crescimento, esta sugestão que considero como uma das mais importantes que já escrevi neste blog: Invista em desenvolver sua habilidade de se conectar com as pessoas; de conversar, ser humilde, entender, convencer, explicar, esperar, e de encontrar por trás de tanto orgulho , medo e resistência, o ser humano que está ali, prontinho para colaborar com você.
Acredite, se conseguir isto, terá o mundo aos seus pés!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário