A Petrobras anunciou a quebra de seus recordes diário e mensal de entrega de gás natural nacional ao mercado. De acordo com a estatal, o fornecimento atingiu, em junho, a vazão de 44,1 milhões de metros cúbicos por dia.
Além disso, no dia 30 desse mesmo mês, a Companhia alcançou novo recorde histórico com a vazão de 46,2 milhões m³/d. A entrega média de gás no primeiro semestre de 2012 foi de 40,9 milhões m³/d, mais de 10% superior à entrega média de 2011, de 37 milhões m³/d.
O expressivo crescimento da oferta de gás nacional observado nos últimos anos é fruto de uma série de investimentos realizados no desenvolvimento de projetos de produção de gás natural, consubstanciados no Plangás – Plano de Antecipação da Produção de Gás. No âmbito desse programa, vários novos campos começaram a produzir desde 2008, com destaque para os campos de gás não associado de Canapu e Camarupim, no Espírito Santo, e de Mexilhão, Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos. Também vale destacar o início das operações da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba e do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, no Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário