quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Gestão: teoria ou bom senso?


Sabe todo aquele conteúdo que você aprendeu, ouviu falar ou estudou sobre gestão? Sabe todas aquelas metodologias, teorias, conceitos, orientações, melhores práticas, etc, etc, etc…? Pois então, vamos começar de novo e esquecer tudo isso. Isso mesmo: esqueça todos os conceitos que você conhece de gestão e vamos fazer uma experiência!
Qualquer pessoa pode ser um bom gestor. Partindo dessa afirmação, vamos discutir o que é preciso para ser um gestor, seja de pessoas, seja de projetos, seja de processos, ou qualquer área afim.
Gestão significa administração, ou seja, se eu faço gestão sobre algo ou alguém tenho como objetivo de administrar esse algo ou esse alguém. Pois bem, se nos derem uma equipe para administrar e esquecermos que existem teorias e metodologias o que iremos fazer? Entenderemos cada componente desse cenário e vamos dividir atividades visando atingir um bem maior ou um objetivo coletivo.
Por exemplo, se hoje eu acabei de fazer 18 anos e me dessem uma equipe de 11 pessoas e meu objetivo fosse pintar uma casa, eu precisaria saber a teoria geral da administração para conseguir entregar meu objetivo? Não, certamente não. Eu iria reunir essas pessoas e dividir as tarefas de forma que ao final de determinado período eu tivesse a casa pintada. Orientaria as pessoas de onde começar e provavelmente eu, sem entender a teoria, iria colocar alguns objetivos para alguns dias como terminar determinados cômodos, ou salas, ou quartos em até x dias, e acompanharia a evolução.
Se durante os dias subsequentes, eu não visse nenhuma evolução ou percebesse que as atividades estão andando em ritmo lento, eu reuniria as pessoas e entenderia o que ocorre e mudaríamos a estratégia, tomando novas ações. Com certeza na véspera da entrega, faria uma inspeção nos trabalhos para garantir que a pintura estava ok.
Olhando o caso acima, sem conhecer nada de teoria, metodologias, etc, nós conseguimos cumprir um projeto, passando pela fase  de planejamento, fase de execução, analisamos o andamento dos indicadores estabelecidos, tomamos ações corretivas e por fim, fizemos um controle de qualidade ligado a uma auditoria para entender como seria entregue o produto final e corrigir determinados itens.
Ou seja, gestão é administração, administração é bom senso e bom senso vem com o tempo, com maturidade e principalmente, com foco, muito foco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário