quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A necessidade da evolução profissional no mundo corporativo


Nos dias atuais, é perceptível que o profissional, independente do segmento ou hierarquia que ocupa na empresa, deve estar em processo constante de atualização e especialização profissional. Mas nem sempre foi assim.
Houve um tempo, em que ter concluído o Ensino Médio, antigo segundo grau, era o suficiente para alcançar um bom emprego e manter-se nele por um longo tempo. Com o crescimento gradual das organizações, sejam por aspectos competitivos, lucrativos ou até mesmo de sobrevivência, as exigências do mercado aos colaboradores passaram a ser maiores.
A necessidade da evolução profissional no mundo corporativo
Em grande parte dos casos, além de exigências relacionadas aos estudos acadêmicos como graduação, pós, mestrado e outros, pede-se ainda conhecimento avançado em idiomas e informática. Além, claro, de um ótimo conhecimento sobre temas relacionados à profissão, adquiridos pela leituraespecífica de livros e revistas conceituadas sobre a área.

Diante deste cenário, o essencial é não perder o foco, atentando ao que realmente agrega valor profissional ou pessoal. É comum vermos pessoas frustradas com a carreira por toda a parte. Isso ocorre, principalmente, porque as pessoas fazem um percurso profissional contrário a seus interesses, pensando apenas em atender às demandas do mercado. E, por fim, gastam seu tempo e investimentos financeiros de maneira ineficaz.
O ideal é mesmo planejar sua carreia e fixar objetivos profissionais e pessoais a serem alcançados cuidadosamente, ponderando os aspectos positivos e os possíveis aspectos negativos que envolvem tal processo de aprendizagem. Assim, conseqüentemente, a evolução profissional será alcançada continuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário