segunda-feira, 5 de março de 2012

7 Dicas valiosas para fazer uma apresentação matadora

Quem de nós nunca teve que fazer uma apresentação no trabalho ou na faculdade para um número considerável de pessoas? E quantos de nós já não foram obrigados a assistir uma apresentação interminável de alguém que não sabia o que dizer? Pois é, todos nós já passamos por isto.
Hoje vamos dar algumas dicas de como você pode melhorar consideravelmente sua apresentação, palestra etc. Anote as dicas e implemente nas suas próximas apresentações, você, com certeza, sentirá a diferença!
7 Dicas valiosas para fazer uma apresentação matadora
Dica n° 1 – Planejamento é tudo
Antes de qualquer coisa, é preciso que você planeje sua apresentação. Estruture como serão distribuídas as atividades, sua fala de início, a fala com uso de slides, a fala final, alguma atividade extra envolvendo os participantes etc.
A pior coisa que existe em uma apresentação é ter um palestrante que não sabe por onde começar a apresentar o tema, ou que fica perdido no meio da explicação. Por isso, é importante ter um planejamento do que será exposto. E neste caso, uma colinha em cima da mesa com a estrutura da palestra pode ajudar e muito.
Dica n°2 – Saiba falar em público
Esta poderia ser até a dica número um deste post, mas acredito que com um bom planejamento é possível optar por fazer um curso de oratória ou até mesmo praticar um pouco com amigos e familiares. Nós, aqui no blog, já falamos sobre dicas de como falar bem em público, leiam com atenção e pratiquem:
Dica n° 3 – Capriche nos slides
Não preciso dizer aqui como é impactante ter bons slides em uma palestra, certo? Porém, muitos palestrantes não compreendem que ter um slide entupido de informação só depõe contra ele mesmo. Primeiro por não saber produzir um material visivelmente bem elaborado e com informações úteis. E segundo por usar o slide como uma cola descarada do que precisa dizer mas não decorou ou compreendeu como deveria.
Por isso, capriche nos slides que irá utilizar. Evite ao máximo o uso de efeito sonoros irritantes (chicotes, raios laser, tiros e coisas bizarras do tipo) e também aqueles efeitos de transição que dão aflição a quem assiste. Isso é extremamente desnecessário em uma apresentação séria. Aqui, mais do que nunca, o menos é mais!
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/7-dicas-valiosas-para-fazer-uma-apresentacao-matadora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário