terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sério, isso é trabalho?

Empresas abusam da criatividade e montam escritórios temáticos que mais parecem parques de diversões


Seja bem-vindo! Aqui você pode desfrutar de salão de jogos, sala de relaxamento, massagista, rede Wi-Fi, videogame, salinhas de bate-papo e uma lanchonte personalizada com muitos doces à vontade. Não, não estamos falando de um clube ou de um hotel cinco estrelas. Esse é um novo conceito de escritório que está virando moda pelo mundo e que busca aliar um espaço físico diferenciado com um ambiente extremamente prazeroso para os funcionários.
Mas não se engane em achar que as empresas que adotam um método diferente em gestão – oferecendo toda essa "mordomia" aos funcionários – não trabalham. Pelo contrário: por trás de tudo isso, os colaboradores têm metas e prazos para cumprir e precisam organizar seus horários da forma que melhor lhes convêm. "Adotar um ambiente irreverente tem sido a solução usada por muitas empresas para estimular a criatividade e a produtividade dos seus funcionários. Desfrutando de uma atmosfera de descontração, o funcionário se sente menos pressionado e isso melhora o seu desempenho.", explica Priscilla Nardini, designer de ambientes e sócia da M&N Ambientes.
Grandes empresas como Google e Facebook tornaram esse conceito de escritório algo mais conhecido. "Esses gigantes da informática enxergaram que oferecer liberdade e descontração é rentável quando a prioridade da empresa é inovar e oferecer ao seu consumidor final serviços e produtos personalizados", comenta Priscila. Para ela, não são somente as duas companhias que adotam esses princípios. "Essa abordagem é usada, principalmente, em empresas que exigem muito da criatividade dos funcionários. São os casos de escritórios que necessitam inspirar seus funcionários a fugir do senso comum", destaca a designer.
Porém, não fique triste se o seu local de trabalho não utiliza esses artifícios. Não são todas as empresas que se adequam a esse conceito. A irreverência é permitida em alguns lugares por que essa característica faz parte da identidade da empresa. "Imagine um hospital ou um escritório de advocacia com um escorregador no meio da sala? Pense como seria estranho ter uma pista de skate dentro de uma repartição pública", lembra a consultora em RH Flávia Dantas. Para ela, a pitada de ousadia deve ser bem pensada para não ir contra os princípios da própria empresa.
Então, se o escritório em que você está não ousa tanto, vale a pena ao menos imaginar como seria legal trabalhar em um lugar assim.
Conheça alguns edifícios comerciais e escritórios que se destacam pela valorização dos ambientes:
Albert France Lanord Architects (Suécia)
 
 O prédio tinha tudo para ser um set de filmagem típico do Batman. No entanto, os 1.200 m² desse antigo abrigo anti-atômico é a sede da Albert France Lanord Architects, na Suécia. A construção explora os contrastes das pedras rústicas com as curvaturas do vidro e as estruturas modernas do aço. 

Red Bull (Inglaterra)
 
 Descer de escorregador ou de escada? Essa é a dúvida no dia a dia dos funcionários da Red Bull, em Londres. A moderna sede da empresa reflete a hiperatividade e o senso de diversão que o consumo da bebida, segundo seus fabricantes, proporciona. 

Bastard Store Studiometrico & Office (Itália)
 
 Em seu coração, um parque de skate acima do piso principal. Essa é a arrojada instalação da Bastard, provavelmente para dar sensação de liberdade e fazer os clientes sonharem com roupas, acessórios e equipamentos. 

Threadless (EUA)
 
 Dizem que os funcionários da camiseteria Threadless T-shirt se divertem mais no trabalho do que você nos fins de semana. O escritório está cheio de itens para entreter, como mesa de ping-pong, máquinas de jogos de vídeo e uma rampa de skate em miniatura. 

Ogilvy & Mather (China)
 
 Com o objetivo de oferecer aos seus funcionários um ambiente que inspira a criatividade, a sede da Ogilvy & Mather – no centro da cidade de Guangzhou, China – é uma base de artes e cultura na região. 

Google (Suíça)
 
 O Google se transformou em um ícone no quesito "escritórios arrojados pelo mundo". Na sede da empresa em Zurich, Suíça, é possível encontrar ambientes bem diferentes, como hiper salas de relaxamento, escorregador, entre outras diversões para seus funcionários. 

Pons and Huot (França)
 
 As empresas Pons e Huot uniram-se para criar um escritório em que a privacidade e a concentração estão em primeiro lugar. As mesas dos funcionários ficam em uma espécie de bolha isolante e o espaço temático com árvores passa um ar de tranquilidade para a realização do trabalho. 

Selgas Cano Architecture (Espanha)
 
 O escritório de arquitetura da Selgas Cano traz um padrão de interior bastante singular. Ele está totalmente imerso no ambiente natural ao seu redor. Sua estrutura branca com paredes de vidro tubular faz com que a natureza seja sua verdadeira decoração. 

Facebook (EUA)
 
 Na sede da empresa na Califórnia, os próprios funcionários foram entrevistados para saber o que eles queriam para tornar o ambiente mais aconchegante e produtivo. O resultado dessa consulta foi um espaço amplo e bem prazeroso. 

Administradores (Brasil)
 
 O cafofo do Administradores também adota um conceito mais cool para o ambiente de trabalho, com direito a intervalo para videogame, quadro para pensamentos aleatórios e ilustrações, além de uma decoração de histórias em quadrinhos. 

MUDANDO O VISUAL
Que tal deixar seu escritório um ambiente mais agradável? Veja algumas dicas simples da designer Priscila Nardini:
- Ambiente limpo e organizado: descontração não é sinônimo de bagunça. Manter a organização de mesas, documentos e arquivos otimiza o tempo e o trabalho. Cada coisa deve ter seu lugar.
- Área de socialização: a copa e a sala dos funcionários devem oferecer conforto. Permitir que os colaboradores se relacionem em seus intervalos de descanso melhora a percepção sobre o ambiente de trabalho.
- Música ambiente: alguns tipos de serviços são bem burocráticos e permitem que uma música suave e em volume moderado seja colocada como forma de estímulo.
- Decoração: a utilização de vasos de plantas, quadros e objetos de decoração humaniza o ambiente e traz referências típicas de uma casa para o local de trabalho. 
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/serio-isso-e-trabalho/51346/

Nenhum comentário:

Postar um comentário