domingo, 8 de janeiro de 2012

Barcelona x Santos: aula de futebol, lições para carreira!




Independente para qual time você torce a final entre Santos e Barcelona do Mundial de Clubes de Futebol foi uma aula de futebol. E essa aula pode nos trazer boas lições de estratégia para nossa carreira. Vamos pontuar aqui algumas relações que ficaram amplificadas pela intensidade do jogo histórico.
1 – Uma vitória vem depois de muitas derrotas – obstinação e nada de imediatismo. O time do Barcelona vem trabalhando com esta filosofia de jogo já há muitos anos, e nos primeiros anos foram muitas derrotas para começarem a chegar as vitórias significativas. A idéia que é muito bem descrita no livro ”Outlier” que precisamos de milhares de horas de treinamento para sermos excelentes em algum assunto está clara na prática. Portanto, principalmente aos jovens que buscam resultados de curtíssimo prazo, atenção ao imediatismo, é preciso paciência e obstinação para se obter a excelência. Veja post “Não se obtém um frango mais rápido quebrando os ovos antes da hora”.
 2 – Trabalho em equipe – o time do Barcelona demonstrou durante o jogo extrema concentração e troca constante de papéis dos jogadores, todos concentrados em manter a posse de bola e levá-la ao gol adversário. O sucesso vem do grupo unido e uniforme. Nas empresas muitas vezes vemos gestores focarem muito em uma área específica, tipo a empresa X é conhecida por sua excelência na produção, ou na entrega, ou na inovação, etc.. O que aprendemos é que uma empresa tem de ter as engrenagens muito equilibradas. Por mais que a empresa seja excelente na produção, se ela não tiver uma excelente contabilidade, contas a pagar, etc.., o todo se compromete. Portanto, é importante que as pessoas conheçam os papéis de todas as áreas e possam ajudar quando necessário com visão de o grupo prosperar.
3 – Competições diferentes – níveis diferentes. O Santos foi muito bem sucedido em sua trajetória na América do Sul. Mas pelas declarações de seu treinador subestimou os anos de excelência do Barcelona. Analogamente muitas vezes as empresas fazem análises de novos mercados e subestimam novos competidores em suas projeções. Como o sonho no futebol, papel aceita tudo no caso das projeções das empresas.
 4 – Ser x Parecer – é incontestável o talento dos jogadores do Santos. Mas pelo que se viu nos preparativos do jogo muitas vezes o parecer ficou mais importante que o talento. Topete pra cá, roupa pra lá, as declarações de otimismo. Menos concentrado no jogo, pequenos erros causaram os gols rápidos que trouxeram uma situação irreversível. Mesmo com muito talento, se não houver foco e trabalho duro, uma pequena desconcentração pode iniciar uma série de problemas nas empresas. O sucesso de um produto ou um projeto não garante sucesso futuro. Trabalho duro é a receita. Veja o post “Porque acordar mais cedo e dormir mais tarde”.
 5 – Energia – foco na operação – ficou claro no jogo a diferença de energia entre os dois times. O time do Barcelona parecia se multiplicar em campo, com mais energia e com foco em posse de bola o tempo todo. Nas empresas, o foco na operação deve ser a base. Gente de primeira linha, processos bem definidos e energia em altíssimo nível para garantir uma operação vitoriosa. Essa energia vem de motivação, de comunicação clara, de alinhamento, de objetivos comuns e transparentes passo a passo e no sonho do todo. Foco na operação para fazer certo, sem retrabalho, com menor custo. Fácil? Nem um pouco. Mas deve ser perseguido dia a dia por cada um de nós.
 6 – Formação de talentos com foco para o grupo – o modelo de jogo do Barcelona vem desde as categorias de base onde trabalha jogadores para que se enquadrem nesse perfil de energia x trabalho em equipe. A estrela é o grupo. Nas empresas ou nos times, muitas vezes temos profissionais que querem aparecer como estrelas e muitas vezes o todo é comprometido. Ficou claro que quando todos trabalham para um resultado grandioso e o grupo é vencedor, as estrelas brilham sem precisar aparecer. Importante a formação de talentos nas empresas alinhadas com as diretrizes e focos da empresa.
 O futebol é uma diversão para o público mas para muitos clubes e profissionais é muito sério, então sempre podemos tirar boas lições análogas a nossa vida corporativa. Claro que num jogo magistral como o do Barcelona tuda fica amplificado, mas melhor assim para que as lições fiquem mais claras.  Independente de que time você torce, tenho certeza que se viu o jogo em questão deve ter feito analogias com sua vida pessoal e profissional.
Fonte: http://vocesa.abril.com.br/blog/marcelo/2011/12/19/barcelona-x-santos-aula-de-futebol-licoes-para-carreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário