domingo, 23 de setembro de 2018

Mickey Mouse completa 90 anos: 10 curiosidades sobre o personagem

O personagem icônico de Walt Disney fez sua primeira aparição nos cinemas em 1928; confira algumas curiosidades sobre sua história e criação

Costuma-se dizer que grandes criações são realmente grandes quando conseguem mostrar que são capazes de sobreviver à morte dos seus criadores. Concomitantemente, criadores admiráveis eternizam-se ao tornar inacabáveis suas criaturas. E, na história, poucas figuras e poucos empreendimentos representam tão bem essas máximas quanto Walt Disney. 

Em 1921, Disney iniciou sua trajetória no mundo da arte, com a pequena produtora Laugh-O-Gram, que montou com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks. Lá, começou a fazer animações de contos de fada, que eram exibidas na abertura dos filmes do cinema local. Nos anos seguintes capitaneou diversas transações e, mesmo entre prejuízos e calotes que sofreu, conseguiu lançar no mercado sua mais célebre criação: o Mickey Mouse. Agora, 90 anos desde sua criação, o Mickey Mouse continua vivo na memória de crianças e adultos ao redor do mundo, e é a franquia número 1 da The Walt Disney Company.

Em seu nonagésimo aniversário, confira algumas curiosidades do personagem mais icônico do mundo:

1. No início, o personagem principal de Walt Disney não era Mickey...


E sim Oswald, o coelho sortudo. Walt Disney acreditava que o personagem seria um sucesso, mas em uma viagem para tentar conseguir dinheiro para a produção, os investidores deram uma resposta negativa e, como os direitos autorais do personagem pertenciam a eles, assumiram o controle do personagem.
2. O primeiro nome de Mickey Mouse, na verdade era...


Mortimer! Após a reunião com os investidores de Oswald, Walt Disney e sua esposa voltaram a Los Angeles em um trem onde, Walt passou o tempo criando um ratinho alegre e com grandes orelhas redondas.

3. O nome "Mickey" foi sugerido por outra pessoa


Lillian, esposa de Walt, achou o nome Mortimer muito pretensioso e sugeriu Mickey. A partir daí, nascia um astro!
4. Nem tudo foi sucesso no começo!


Após criar o personagem, Walt Disney começou a trabalhar imediatamente no primeiro desenho animado de Mickey Mouse: Plane Crazy. O entusiasmo desapareceu quando nenhum distribuidor quis comprar o filme. Em sua segunda tentativa, Walt produziu outro desenho animado mudo intitulado Mickey, The Gallopin' Gaucho, porém a Warner Bros. havia iniciado os filmes falados.

5. A estreia de Mickey Mouse nos cinemas foi um grande marco...


Com Steamboat Willie, Mickey Mouse fez sua estreia nas telas de cinema em 18 de novembro de 1928, no Colony Theatre de Nova York, como o astro do primeiro desenho animado com som sincronizado.
6. As primeiras palavras de Mickey foram...

"Hot Dog! Hot Dog!", a fala faz parte do curta-metragem The Karnival Kid (1929). Daquele momento em diante, na maioria dos curtas de Mickey durante a Segunda Guerra Mundial foi o próprio Walt Disney que deu voz a Mickey.

7. Mickey Mouse possui nomes diferentes em alguns idiomas


Apesar do nome Mickey Mouse ser conhecido no mundo todo, em italiano, é chamado de Topolino; em alemão, é o Micky Maus; em espanhol, Raton Mickey; em sueco, Musse Pigg; e em mandarim, Mi Lao Shu.
8. Mickey participou da cerimônia do Oscar duas vezes


Em 1998, o personagem subiu ao palco para entregar um envelope ao ator Tom Selleck. Já em 2003, Mickey voltou a aparecer na cerimônia como animação ao lado da atriz Jennifer Garner.

9. Mickey Mouse chegou à televisão em 1950


Nesta década, Walt produziu um especial de Natal para televisão chamado "One Hour in Wonderland". O desenho clássico Relojoeiros das Alturas (1937) também foi apresentado como parte das comemorações de fim de ano.

10. Mickey Mouse foi o primeiro personagem de desenhos animados a ser amplamente licenciado


O primeiro livro de Mickey Mouse foi publicado em 1930 e a Ingersoll Watch Company produziu o primeiro relógio do Mickey em 1933.
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/entretenimento/mickey-mouse-completa-90-anos-10-curiosidades-sobre-o-personagem/126422/

sábado, 22 de setembro de 2018

Robô é contratado na Pernod Ricard e trabalha pelo WhatsApp

A inteligência artificial já está no cotidiano do trabalho na área de Recursos Humanos. Conheça Alex, o robô da Pernod Ricard

Smartphone com vários apps, como WhatsApp, Messenger e Firefox
WhatsApp: a receptividade para Alex foi excelente (Lucas Agrela/Site EXAME)
São Paulo – Imagine que você esteja pensando em tirar suas férias e marcar uma viagem, mas surgiu uma dúvida sobre a data e é um sábado. Você vai ter que esperar até segunda-feira para mandar um e-mail, receber a resposta e só depois comprar suas passagens.
Até o mês passado, esse poderia ser um problema dos funcionários da Pernod Ricard. E então, Alex foi contratado no departamento de Recursos Humanos.
Ele trabalha 24 horas e nos finais de semana, sempre disponível para todos: é só mandar uma mensagem no WhatsApp. Ele pode tirar as dúvidas sobre folha de pagamento, 13º salário, despesas corporativas, capacitação e treinamento, entre outras coisas.
A equipe dele também adorou. “Se cada colaborador tirar férias uma vez por ano são 450 dúvidas do tipo que o time de RH precisa responder. Isso toma tempo, que poderia se dedicar a fazer atividades que elevem o trabalho a outro patamar, de mais valor e menos operacional”, comenta Isabela Camanho, diretora de RH da Pernod Ricard Brasil.
Alex é um robô. Ele – ou Ela, pois Alex não tem gênero definido – é um programa que utiliza inteligência artificial (o famoso sistema Watson, da IBM) e a simples interface do WhatsApp para conversar com os 450 funcionários da Pernod Ricard espalhados pelo Brasil e tirar suas dúvidas diárias.
A diretora de RH explica que foram mapeadas as perguntas comuns da área e programadas no Alex, mas que ele está aprendendo constantemente. Quando uma pergunta ainda não cadastrada é feita, eles ensinam o robô de acordo com as políticas da empresa.
O desenvolvimento e acompanhamento do Alex fica com a área sob responsabilidade de Trajano Leme, gerente de projetos da Pernod Ricard Brasil. Ele explica que as perguntas e conversas são monitoradas pela área, preservando o anonimato do funcionário que fez a pergunta.
“Escolhemos uma interface amigável, do WhatsApp, com capacidade multimídia de interação. Ele pode verbalizar, mandar áudios e vídeos, inclusive disseminar rapidamente vídeos corporativos. Nosso objetivo final é sanar as dúvidas em definitivo, ele está em etapa de aprendizado ainda, mas vamos eliminar a procura do RH para resolver essas questões”, explica ele.
Segundo Leme, eles já podem contabilizar uma economia de 60 horas de trabalho do departamento de RH e dos funcionários. Aumentando a produtividade e agilidade das interações. Contanto perguntas e respostas, já foram quase 7 mil diálogos feitos em pouco mais de um mês.
E a receptividade para Alex foi excelente.
Os funcionários da empresas viajam muito para representar marcas e o gerente de projetos já recebeu depoimentos positivos sobre o robô. “Uma funcionária teve uma dúvida e estava no meio do sertão. Ela contou que não precisou recorrer a ninguém no escritório e resolveu de imediato seu problema”, diz.
Foi uma surpresa como a interação com o robô foi natural, sem necessidade de treinamento, e com o diálogo fluindo sem problemas. No final do processo, os funcionários chegam a agradecer Alex e se despedir.
Do lado do RH, acabou o trabalho repetitivo e constante. “Continuamos atendendo às pessoas, mas podendo agregar mais valor ao nosso trabalho”, conta a diretora.
Tudo indica que o novo colega de trabalho veio para ficar. E pode se tornar cada vez mais comum encontrá-lo em outras empresas. No Brasil, 14% dos executivos entrevistados pela Randstad planejam aumentar o nível de automação e robótica nos próximos 12 meses. Para 38% dos entrevistados, a estratégia tecnológica do empregador transforma ou tem impacto positivo no negócio.
Os dados são da pesquisa Talent Trends com 800 executivos, RHs e líderes de empresas em 17 países.
Pavel Kerkis, diretor da Randstad Sourceright, confirma que o uso de inteligência artificial como solução da área de Recursos Humanos já começou e que a tendência é aumentar.
“Aqui, pensamos em soluções tecnológicas para a área de RH e recrutamento. Fora do horário comercial, podemos ativar o robô para responder questões de candidatos no processo seletivo. Também podemos resolver uma antiga reclamação dos candidatos, pois podemos garantir 100% de feedback”, fala Kerkis.
Essa é apenas uma ponta. Os programaS já auxiliam nos processos na triagem de currículos, análise de entrevistas em vídeo e no agendamento automático de entrevistas presenciais.
“O trabalho da Inteligência Artificial é apenas complementar. Tudo ainda passa por um ser humano, mas ele pode programar métricas e gerar relatórios sobre os candidatos que auxiliam na escolha”, diz ele.
No vídeo, por exemplo, o robô pode analisar as emoções e reações do candidato quando uma pergunta é feita. Segundo o diretor, se é feita uma pergunta sobre suborno, a máquina observa a reação da pessoa à situação.
A integração de novas tecnologias no cotidiano das empresas já começou. Não se surpreenda quando seu próximo recrutador ou colega de trabalho for um robô.
Fonte https://exame.abril.com.br/carreira/robo-e-contratado-na-pernod-ricard-e-trabalha-pelo-whatsapp/