terça-feira, 18 de agosto de 2015

Airbus registra patente de avião capaz de viajar entre Londres e Nova Iorque em uma hora

Potência do jato apelidado de Concorde 2.0 poderia quadruplicar a velocidade do som
airbus-patente-rapido
A fabricante de aeronaves Airbus registrou recentemente a patente de um avião de passageiros supersônico que pode revolucionar a aviação mundial. Segundo a empresa, o modelo voaria mais rápido do que o famoso Concorde, modelo descontinuado desde 2003.
O jato poderia atingir velocidades de até Mach 4,5, ou quatro vezes e meia a velocidade do som, que é de 340 metros por segundo. O Concorde chegava a uma velocidade de Mach 2.
Apelidado de Concorde 2.0, a aeronave tem o potencial de fazer trajetos como entre Londres (Inglaterra) e Nova York (Estados Unidos) em aproximadamente uma hora. Com isso, o trajeto entre Londres e São Paulo, de 9,5 mil quilômetros, também poderia ser efetuado em cerca de duas horas. Hoje, o trajeto é realizado em cerca de 12 horas.
De acordo com os documentos registrados pela Airbus, a nova aeronave usaria vários tipos de motores para vários fins e a energia viria de hidrogênio estocado a bordo do avião. Turbinas de jato embaixo da fuselagem e um propulsor de foguete na parte traseira são usados na decolagem. A aeronave realizaria a decolagem na vertical, como um ônibus espacial. No ar, as turbinas seriam desligadas e recolhidas e o motor de foguete então iria dar o impulso para a aeronave subir a uma altitude de cerca de 30,5 quilômetros.
Motores a jato seriam ligados e o voo alcançaria a velocidade de Mach 4,5. O avião teria assentos parecidos com redes para os passageiros, algo necessário para viajar com conforto a esta velocidade.
O pedido de patente da Airbus descreve a aeronave mais como um jato particular com capacidade de levar apenas 20 passageiros por viagem.
Em seu registro de patente a Airbus também sugere que a aeronave não seria usada apenas em voos comerciais, mas também teria uso militar.
Fonte http://www.transportabrasil.com.br/2015/08/airbus-registra-patente-de-aviao-capaz-de-viajar-entre-londres-e-nova-iorque-em-uma-hora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário