segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Alerta de contaminação! Como purificar uma cultura tóxica

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Você já entrou em algum lugar em que um casal estava no meio de uma briga? É natural você querer se afastar lentamente, esperando que eles não te vejam. É estranho e desconfortável. Nós não gostamos disso.
A cultura organizacional pode revelar-se a clientes da mesma forma estranha e desconfortável. Se a sua cultura é tóxica, a toxicidade permeia através de cada interação que um cliente possa ter.

Você acha que sua cultura é tóxica?

Aqui estão alguns sinais de alerta:
  • Pouco antes de atender uma chamada do cliente, o vendedor está reclamando com um colega, queixando-se das condições de trabalho ou chefes mal-humorados. Ele ou ela, em seguida, tenta ligar o charme como se estivesse apertando um botão, muitas vezes se passando por insincero ou distraído para o cliente.
  • Quando a liderança fornece atualizações para a equipe, eles compartilham olhares descrentes e uma atitude de “oh não, isso de novo”. Eles sabem que nada vai mudar e se recusam a ser inspirados.
  • O setor de RH, agora inundado com queixas e problemas, também não vê coisas mudando. Eles começam a aconselhar as pessoas para buscar outras áreas na organização, em vez de resolver o problema onde ele está.
  • Equipes de desenvolvimento de produto têm ideias “estocadas” por meses. Eles têm permissão para criar ideias, mas não estão habilitados a executá-las.
Soa familiar?
Ninguém gosta de trabalhar em um lugar como este. É por isso que é fundamental ser um líder iluminado e avaliar a situação de forma realista. Aqui estão algumas ideias de como abordar uma cultura tóxica no ambiente de trabalho, ou até mesmo ajudar a prevenir a propagação da doença!
  1. Peça feedback
Compartilhe abertamente. Continue a perguntar e compartilhar o feedback e o que está sendo feito sobre os problemas identificados. Mostre às equipes que elas são ouvidas e que ações estão sendo tomadas.
  1. Traga toda sua equipe para o palco
Se a diretoria é o único grupo recebendo reconhecimento ou compartilhando ideias, é fácil sentir-se não ouvido e sem importância. Peça aos seus melhores funcionários que compartilhem o que estão ouvindo dos clientes. Convide seus representantes de atendimento ao cliente para uma sessão comercial. Ajude a fazer com que todos os que trabalham duro se sintam parte de uma equipe maior.
  1. Responda às perguntas publicamente.
Não se esconda atrás de comunicados ou boletins editados. Derrick Hall, CEO dos Arizona Diamondbacks (um time americano de beisebol), realiza um bate-papo mensal com funcionários e fãs. Vale tudo! Recentemente eles começaram a compartilhar este bate-papo pela internet ao vivo para que mais pessoas pudessem ser incluídas.
  1. Convide os clientes para o processo
Você não precisa ser formal toda vez. Se a sua próxima sessão de conselho de consulta ao cliente ou grupo de foco não está prevista para os próximos meses e você se sentir fora de sintonia, convide alguns clientes para ver o que está acontecendo na sua empresa e experimente uma nova ideia. Ficar perto dos clientes é uma parte fundamental do sucesso.
  1. Comemore os sucessos
Em qualquer cultura extraordinária você vê esse padrão repetido várias vezes. A Zappos é conhecida por ter desfiles dentro do escritório. A Rackspace premia grandes representantes de serviço ao cliente com uma camisa de força para reconhecer seu suporte fanático ao cliente. Encontre maneiras de celebrar. Pegue sua equipe fazendo a coisa certa!

Culturas tóxicas não são culturas bem sucedidas.

Elas matam ideias e inovação. Elas impedem as pessoas de darem o seu melhor. Elas protegem a má liderança. Dê uma olhada ao redor. O quão tóxica é a sua cultura? Ela está deslizando? Inicie a limpeza tóxica hoje.
Autora: Jeannie Walters, consultora de experiência do cliente.
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/alerta-de-contaminacao-como-purificar-uma-cultura-toxica/?utm_source=Recursos+e+Humanos&utm_campaign=8c80d51fb9-Recursos_E_Humanos_04_08_2015&utm_medium=email&utm_term=0_e132d4f234-8c80d51fb9-107145465

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