"Entrar na mente" dos colaboradores para compreender como os funcionários percebem a empresa, os processos de gestão que são adotados, bem como as expectativas dos talentos para que esses permaneçam no quadro funcional é o que toda empresa deseja. No entanto, como nada vem por acaso, é preciso que a companhia recorra a ferramentas de Gestão de Pessoas como, por exemplo, a pesquisa de clima organizacional.
Na Bosch - companhia que atua com produtos e serviços automotivos, e que conta com cerca de 10.700 colaboradores só na América Latina - entender o que os talentos pensam é fundamental para a obtenção de resultados positivos ao negócio. Para isso, a empresa instituiu desde 2005 a "Pesquisa com o Colaborador" que tem como público-alvo todos os funcionários diretos, exceto os estagiários, e é aplicada em nível mundial.
De acordo com Gustavo Ciclini, gerente de Recursos Humanos da Robert Bosch, a empresa adotou essa ferramenta porque acreditar que as boas condições de trabalho e o alto nível de satisfação de colaboradores são valores básicos com os quais a organização está comprometida já por uma questão de tradição. "Essas ações também garantem a nossa atratividade como empregador e influenciam amplamente o compromisso, o desempenho e o sucesso da empresa", complementa, ao enfatizar que a pesquisa é aplicada bienalmente e que a sua preparação leva aproximadamente um ano como um todo, visto que ocorre em vários países.
Como a pesquisa é global, existe um coordenador mundial do projeto na Alemanha que pertence à área de Recursos Humanos. Além disso, em cada região e localidade existe um responsável pela implementação da ferramenta. O responsável regional pertence à área de Recursos Humanos Corporativo, já o local geralmente faz parte do próprio RH local.
Objetivos - Ao adotar a pesquisa de clima, a Bosch teve como principais objetivos:
- Apoiar os gestores na melhoria continua e no aumento de desempenho de sua área de responsabilidade.
- Ajudar a atingir de maneira sustentável os objetivos da empresa.
- Identificar as forças e os potenciais importantes para melhoria.
- Criar um diálogo aberto e construtivo.
- Melhorar constantemente as condições de trabalho, satisfação e desempenho.
- Apoiar os gestores na melhoria continua e no aumento de desempenho de sua área de responsabilidade.
- Ajudar a atingir de maneira sustentável os objetivos da empresa.
- Identificar as forças e os potenciais importantes para melhoria.
- Criar um diálogo aberto e construtivo.
- Melhorar constantemente as condições de trabalho, satisfação e desempenho.
Vale salientar que para realizar a "Pesquisa com o Colaborador", a Bosch firmou uma parceria com uma consultoria internacional e especializada no assunto - Logit Management Consulting. "Para realizar este tipo de trabalho de uma maneira séria e profissional é imprescindível contar com o apoio de uma parceira especializada", justifica o gerente de RH.
Fases da Pesquisa - A "Pesquisa com o Colaborador" conta com as seguintes etapas:
1ª O Planejamento - Nessa fase acontecem o treinamento dos coordenadores regionais e coordenadores mundiais das unidades de negócio (realizado na Alemanha). É elaborado o planejamento da aplicação da pesquisa nas regiões e localidades e é informado aos gestores e aos colaboradores sobre os objetivos e datas da pesquisa.
2ª A Preparação - Já nesta etapa da "Pesquisa com o Colaborador" ocorrem: a finalização do questionário, incluindo tradução para o idioma local; a definição da estrutura organizacional que definirá a composição e agrupamento dos resultados; a preparação da administração da pesquisa (recebimento das cartas-senha para preenchimento da pesquisa - as cartas são enviadas pela Logit da Alemanha; bem como organização de toda a estrutura para a realização da pesquisa - salas para responder, comunicação etc.); e é feito o planejamento do processo de desdobramento dos resultados - definição do cronograma e prazos.
3ª Preenchimento da Pesquisa - Nesta terceira etapa do processo acontece o acompanhamento das respostas e o índice de participação dos colaboradores.
4ª Desdobramento dos Resultados - Esta quarta e última fase da pesquisa de clima da Bosch, é registrada pelo treinamento direcionado aos gestores sobre o processo de desdobramento, apresentação dos resultados aos colaboradores, realização de workshops para geração de discussão dos resultados e definição dos planos de ação, bem como feedback para o colaborador sobre o andamento dos processo de desdobramento.
A aplicação da pesquisa dura cerca de um mês. A compilação dos resultados consome cerca de 60 dias. O desdobramento dos resultados e os planos de ação levam aproximadamente três meses para serem elaborados.
Segundo Gustavo Ciclini, a pesquisa de clima aborda indicadores organizacionais relevantes para a empresa como, por exemplo: condições de trabalho; tarefas e responsabilidades; desenvolvimento profissional; informação e comunicação; colegas e cooperação; superior imediato; chefe do superior imediato; melhoria contínua (CIP); empresa, estratégia, valores; confiança, engajamento, fidelidade; a própria "Pesquisa com o Colaborador"; tópicos atuais; e perguntas para os gestores.
Os Benefícios - Depois que a "Pesquisa com o Colaborador" foi adotada, a Bosch pode constatar benefícios expressivos para sua gestão. Dentre esses, destacam-se a melhoria de desempenho dos talentos. "Além disso, a ferramenta também ajudou a atingir de maneira sustentável os objetivos da empresa, a identificar forças e potenciais importantes de melhoria, criou um diálogo interno aberto e construtivo, além de melhorar constantemente as condições de trabalho e a satisfação interna dos talentos", assegura o gerente de RH.
Por fim, Gustavo Ciclini lembra da importância da participação dos gestores dentro deste contexto. Para ele, a contribuição das lideranças é direta, uma vez que a companhia considera que o líder é o responsável pelo desdobramento dos resultados e na construção dos planos de ação. "O envolvimento dos líderes tem melhorado ao longo do tempo, até porque no passado o próprio RH assumia a responsabilidade por esta tarefa. A partir de 2011, os gestores passaram a desempenhar esta função, porém ainda percebemos potencial para melhoria", sintetiza.
Fonte http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Materia/9004/compreenda-o-que-pensa-o-talento-e-o-retenha.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário