terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

O Brasil por uma Internet democrática e segura

O Dia da Internet Segura, organizado pela Safernet no dia 11 último, terça-feira, no Brasil, teve repercussão mundial. Conforme o site do movimento, esta iniciativa foi criada pela Rede Insafe na Europa. Reúne atualmente mais de 140 países, com o objetivo de mobilizar usuários e instituições, bem como estimular um uso livre e seguro da tecnologia mais inovadora da história da humanidade.
Internet segurança
A Safernet ( https://new.safernet.org.br/content/quem-somos ) é uma associação sem fins lucrativos e econômicos, cuja missão é promover o uso seguro das Tecnologias da Informação e Comunicação, assim como criar as condições necessárias para garantir a efetiva proteção dos Direitos Humanos na Sociedade da Informação. Trata-se de uma ação afirmativa, para a construção de uma cultura fundamental para uma sociedade em rede.
Por seu propósito construtivo, participaram do evento, como correalizadoras, as entidades nic.br e cgi.b; outras. Google, Facebook, Instagram e vivo como patrocinadoras. As entidades Procuradoria Federal do Direito dos Cidadãos, Ministério Público Federal, Internet Society, Unicef e tantas outras, participaram como apoiadores institucionais. Portais e redes famosos foram apoiadores de mídia.
Para dar um exemplo da importância da segurança da Internet, ela é a alma da integração global dos mercados financeiros da economia moderna. O processo que substituiu a intermediação das operações financeiras pela rede de computadores. Segurança desse sistema é a garantia da sua viabilidade. A evolução da tecnologia é imprevisível e seus efeitos precisam ser conhecidos e controlados, para preservação da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário