Além da capacidade de
superar os desafios diários, um negócio de sucesso exige competência para
adaptar-se às mudanças que acontecem no mercado. Nesse contexto, o marketing
empreendedor se apresenta como uma resposta para a necessidade do modelo
tradicional, que se reinventa para obter fontes eficientes e menos onerosas
para interação com o público.
O que o torna ainda mais
interessante é que o termo não reúne apenas características de publicidade, mas
também noções de empreendedorismo. O marketing empreendedor é um conceito
que surgiu diante das dificuldades dos pequenos e microempreendedores em ter
acesso às noções e ferramentas do marketing tradicional, desenvolvido sob a
perspectiva das grandes corporações.
O objetivo é auxiliar os
pequenos negócios a conquistar seu espaço em um mercado tão competitivo, mesmo
com um orçamento limitado e menos recursos disponíveis, se comparados aos
grandes players. As campanhas de comunicação são construídas para destacar os
maiores pontos fortes e diferenciais da empresa, enfatizando o seu valor para o
cliente. Muito desse trabalho foi facilitado com a popularização da internet.
Hoje é possível divulgar a marca pelas mais variadas mídias: Facebook,
Instagram, YouTube, e-mail marketing, LinkedIn, entre outras.
Nessa modalidade, as ações
são planejadas em pequenos passos, baseadas em metas, pessoas e estratégias
montadas com metodologias de sucesso. O que determina a velocidade de cada
procedimento são as exigências dos clientes: algumas vezes, a dinâmica
precisará de agilidade, enquanto em outras, será necessário um trabalho de
longo prazo.
O marketing empreendedor
está associado a empresas buscam melhorias e atualização de posicionamento.
Independentemente de qual seja o plano adotado, existem alguns princípios que
abrangem todos os tipos de empreendimentos. A seguir, veja quais são eles.
Criatividade e inovação: é preciso alinhar as
suas campanhas com a linguagem do público-alvo, de modo que elas despertem a
curiosidade e atraia as pessoas para um envolvimento mais próximo. Outro
aspecto relevante para esses quesitos é a importância de saber direcionar as
ações de marketing para os canais de comunicação certos. Por exemplo, as
campanhas projetadas para o Facebook têm uma dinâmica diferente daquelas
estruturadas para o Instagram.
Atingir potenciais
clientes: um projeto de marketing só pode ser desenvolvido depois que uma
empresa determina vários aspectos sobre seu modelo de negócios, sobretudo as
estratégias mais eficientes para atingir potenciais clientes. A partir de uma autoanálise
criteriosa, as empresas emergentes podem definir o seu lugar no mercado e
estabelecer metas realistas. Assim, uma companhia que atua no formato B2B não
deve investir em vídeos virais e engraçados no Youtube para atrair clientes
profissionais, por exemplo.
Usar a rede de
relacionamentos: o marketing por meio de redes sociais nada mais é do que
entregar experiências únicas de consumo para que seus clientes se transformem
em verdadeiros embaixadores da marca. A ideia principal é desenvolver ações que
ajudem na construção de uma identidade para a marca, criando uma percepção de
como ela contribui para a vida das pessoas e a melhor forma de desenvolver esse
objetivo é proporcionar boas experiências de consumo.
Oferecer serviços
excepcionais: nada melhor para promover uma marca do que oferecer serviços
excepcionais. Afinal, não adianta ter os melhores recursos de marketing e levar
conteúdo de valor para a sua audiência se os produtos ou serviços não refletem
a qualidade prometida. Lembre-se de que, em um mercado tão competitivo, os
mínimos detalhes podem fazer toda a diferença na fidelização de um consumidor,
e o atendimento de qualidade é uma peça-chave para obter sucesso nessa missão.
Empresas que valorizam o
planejamento de marketing têm plena consciência do quão relevante as interações
bem executadas são para os resultados do seu negócio e posicionamento da marca
no mercado.
Georgia Roncon
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