Escrito por Franciele Giacomel para Self Treinamentos.
A forma de conduzir a entrevista e investigar as competências do candidato pode ser um grande diferencial nos seus processos de R&S. Há muitas ferramentas no mercado que ajudam o entrevistador a identificar o real perfil do candidato. No entanto, a entrevista comportamental tem se tornado uma grande aliada, já que a etapa de entrevista é indispensável.
Ela dá a oportunidade ao entrevistador, de conhecer histórias reais dos candidatos, que demonstram na prática se ele tem as competências necessárias para ocupar o cargo naquele momento e qual o nível de desenvolvimento desta competência.
Mas para obter um resultado satisfatório com essa ferramenta é necessário ter conhecimento e habilidade para fazer as perguntas corretas e interpretar as respostas.
As perguntas da entrevista por competências devem ser feitas com verbos de ação no passado, solicitando que ele conte uma história que ele já vivenciou, relacionada à competência que desejamos investigar.
É necessário mencionar a competência na pergunta? Não necessariamente. Aliás, geralmente as competências não são mencionadas na pergunta, primeiramente para não influenciar a resposta e também para tornar a pergunta mais direcionada à experiência prática do candidato.
Veja o exemplo: “Descreva-me uma situação em que você assumiu responsabilidade por uma tarefa que não fazia parte de suas atribuições.”
O principal objetivo desta questão é avaliar o comprometimento e a competência que não foi mencionada. É uma forma de deixar mais clara a pergunta, traduzir para a realidade prática e para o sentido de comprometimento que queremos dar. Além disso, na resposta poderemos observar muitas competências que não estavam previstas, enriquecendo ainda mais os resultados que essa ferramenta nos proporciona. Se você quer se transformar em um especialista em entrevista comportamental, estude, pesquise e se qualifique. Os resultados serão: mais assertividade em menos tempo, mais profissionalismo, reconhecimento e crescimento profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário