terça-feira, 27 de março de 2018

Como construir uma boa imagem profissional





Cultivar uma boa imagem profissional pode ajudar você a crescer na carreira, manter relações e criar novos contatos, além de passar credibilidade e confiança no seu trabalho. Silvina Ramal trabalha na área de performance humana com foco na formação de novas lideranças femininas, especializada em análises do mercado de trabalho.
A seguir, Silvina lista oito dicas simples para isso. “O que escrevo abaixo foi fundamental em minha carreira e na de pessoas que admiro, acredito que são importantíssimas para uma boa imagem profissional”, diz ela.Se não tiver certeza de que pode entregar um trabalho, deixe isso claro para a pessoa do outro lado. Não há nada pior que pessoas que prometem muito, aumentando de forma irreal a expectativa, e depois decepcionam nas entregas.

1. Nunca prometa o que não pode cumprir.

Se não tiver certeza de que pode entregar um trabalho, deixe isso claro para a pessoa do outro lado. Não há nada pior que pessoas que prometem muito, aumentando de forma irreal a expectativa, e depois decepcionam nas entregas.
2. Cumpra o que prometeu.
Como disse acima, você deve ser comedida ao prometer. Mas se prometeu, dê o seu jeito, mas cumpra. Chegue na hora que marcou, ligue se disse que ia ligar, entregue exatamente o que combinou. Torne-se aos olhos dos outros uma pessoa previsível no bom sentido, aquela pessoa para quem podemos pedir algo sabendo exatamente o que vai voltar.
3. Nunca minta.
Por pior que seja a verdade, é sempre a melhor opção. Mentir é provavelmente a forma mais rápida de perder credibilidade no mercado. Uma pessoa famosa por ser honesta e sempre dizer a verdade sempre é vista com distinção, como alguém em quem se pode confiar.
4. Aprenda a ouvir.
Não se trata de apenas ouvir, mas praticar o que chamamos escuta ativa. Ouvir atentamente, anotando em algum lugar todos os detalhes do que se ouviu, perguntando dúvidas ou pedindo mais detalhes, sem deixar que nada ou ninguém se interponha entre você e a pessoa que está falando. Ao final, teste sua compreensão com frases do tipo: ”deixa eu ver se eu entendi”. E repita o que ouviu para verificar se entendeu bem.
5. Aprenda a falar com moderação.
Falar demais nunca é bom negócio. Aprenda a ter um discurso breve, mas objetivo, contundente. Procure focar-se apenas nas informações relevantes, descartando detalhes que não fazem diferença para o interlocutor.
6. Conclua o que começou.
Projetos inacabados são uma fonte de descrédito. É claro que você não precisa se tornar escrava de projetos ou planos só porque declarou que ia faze-los, até porque vivemos em tempos de mudanças muito rápidas e precisamos nos adaptar. Em primeiro lugar, espere um pouco para divulgar aos quatro eventos suas intenções, fale delas apenas quando já tiverem alguma forma e encaminhamento. Em segundo, se for abortar um plano ou projeto, avise aos envolvidos, explique os motivos, feche o que começou com chave de ouro. Essa regra vale para a hora de pedir demissão, abandonar um time ou qualquer tipo de saída ou fim de ciclo.
7. Aprenda a dizer não.
Um dos grandes talentos das pessoas que gozam de respeito e admiração não é fazer absolutamente tudo o que é proposto a elas. Mas sim saber aceitar apenas os projetos que de alguma forma são relevantes para sua carreira. Focar apenas no que realmente agrega valor permite que você se dedique mais e atinja melhores resultados. Se precisar dividir sua energia entre mil projetos não fará nada bem.
8. Procure fazer coisas que ama.
Se trabalhar com o que gosta, terá uma dedicação que só os apaixonados podem ter. Vai fazer toda a diferença na qualidade das entregas, no entusiasmo que coloca no que faz e que contagia as pessoas ao redor e no brilho dos seus olhos.
Sobre a Autora:
Silvina Ramal é sócia da consultoria ID Performance Humana e autora de 11 livros sobre empreendedorismo e gestão.
Fonte http://www.rhevistarh.com.br/portal/?p=18522

Nenhum comentário:

Postar um comentário