terça-feira, 23 de junho de 2015

10 Formas de transformar colaboradores individuais em colegas colaborativos

colaboracao-equipe
Acontece frequentemente.
Você está liderando uma equipe e alguns membros (talvez todos) se enxergam como contribuidores individuais, não necessariamente membros de uma equipe. Eles afirmam (e mostram) que preferem trabalhar sozinhos, obter realizações e resultados individuais a amarrar suas fortunas a uma equipe.
Mas você quer uma equipe coesa – um grupo que colabora livremente e aproveita a sinergia que vem de “1 + 1 + 1 = mais do que 3”. Como você pode convencer, adular ou persuadir seus contribuidores individuais para se tornem colegas colaborativos? Aqui estão dez ideias.

Defina expectativas claras

Na condição de líder, é o seu trabalho garantir que todos saibam o que se espera deles. Talvez você seja novo, e sob a gerência anterior, operar como um cavaleiro solitário era aceitável ou mesmo desejável. Se isso mudou, como podemos esperar que as pessoas mudem se elas não sabem que agora é necessário? Se você precisa que as pessoas colaborem, certifique-se de que elas saibam.

Dê exemplos

As expectativas podem estar claras, mas algumas pessoas que operam de forma diferente podem sentir que já estão colaborando, quando na realidade não estão. Você precisa mostrar a elas pequenas e grandes formas pelas quais possam alcançar suas expectativas. Compartilhe exemplos da vida real dos comportamentos que você está procurando – ideias específicas do que “colaboração” significa.

Forneça as ferramentas necessárias

Se as pessoas têm operado individualmente, para que tenham sucesso elas podem precisar de ajuda para alcançar as novas expectativas. Talvez as pessoas precisem de ferramentas de colaboração adicionais, treinamento em ferramentas que já existem, ou treinamento de habilidades interpessoais para ajudá-los a serem membros da equipe mais bem sucedidos. Se qualquer uma delas for necessária, na condição de líderes é nosso dever torná-las disponíveis, se queremos que as pessoas realmente colaborem.

Ajude-os a ver os benefícios

No final, as pessoas devem ver como elas vão se beneficiar operando de uma maneira nova. Elas trabalham sozinhas hoje porque faz sentido para elas com base em como enxergam o mundo. Talvez elas achem que a única maneira de progredir é olhar exclusivamente para elas mesmas. Quando as pessoas entendem os benefícios pessoais reais em uma nova forma de trabalhar, elas começam a gravitar nesta direção.

Incentive e corrija

Mudar para uma forma mais colaborativa de trabalho é uma mudança no hábito e no comportamento, e isso não é fácil. Quando as pessoas caírem de volta aos velhos hábitos, ofereça treinamento e correção – mas faça isso de uma maneira compreensiva e encorajadora. Você nunca mudou um hábito em uma única tentativa e eles também não o farão. Correção com apoio é uma chave para o sucesso.

Reconheça e recompense

E uma vez que as pessoas começarem a ver um mundo novo na frente delas, elas vão começar a mudar. Quando começarem a mudar, faça com que elas saibam que você percebeu! Reconhecer tanto o progresso quanto o sucesso é importante para a mudança mental e comportamental para uma abordagem de trabalho mais colaborativa.
Mas antes de eu continuar, você pode estar se perguntando o que fazer se você não for líder da equipe, mas um membro da equipe. Como você pode incentivar e influenciar as pessoas dentro de sua equipe para que sejam mais colaborativas sem ser o supervisor ou gerente delas? Aqui estão quatro coisas que você pode fazer (elas também funcionam se você for o líder).

Peça e ofereça ajuda

Quando você precisa seriamente de ajuda que os outros podem fornecer, peça. Não peça ajuda apenas quando você estiver em um beco sem saída. Peça ajuda, informações e apoio em torno de habilidades e talentos que eles trazem para a equipe. E não somente peça  ajuda, mas ofereça também.

Valorize as contribuições dos outros

Valorizar as contribuições varia de proporcionar um rápido agradecimento pela ajuda, mencionar a contribuição em uma reunião da equipe, partilhar o valor com outras pessoas de várias maneiras. Reconhecimento pelos pares e feedback são motivadores poderosos.

Mostre os benefícios

Eu sei que isso parece ser uma duplicata de um item acima, mas às vezes uma conversa sobre como as pessoas poderiam se beneficiar da colaboração que vem de um colega ou um amigo vai ter mais impacto do que do “chefe”.

Seja um exemplo

Talvez a ideia mais poderosa de todas seja agir como você gostaria que os outros agissem. Se você quer que os outros sejam colaborativos, certifique-se de que você está sendo colaborativo tanto nas pequenas quanto nas grandes formas todos os dias. A boa notícia é que fazer muitas das outras ações nesta lista é um modo de ser um exemplo. Quando as pessoas te observam como bem sucedido e feliz operando de uma forma diferente do comportamento delas, as chances de eles mudarem o comportamento aumenta.
Nenhuma dessas coisas são garantias, e enquanto um dos itens acima possa ser suficiente, a resposta maior a este desafio é aplicar o máximo possível destas ideias, de forma consistente. Se você acredita no poder da colaboração e que seus benefícios mútuos são reais, o tempo, esforço e persistência provavelmente serão pagos muitas vezes no futuro.
Autor: Kevin Eikenberry, especialista em liderança, autor, palestrante e consultor.
- See more at: http://recursosehumanos.com.br/artigo/colaboracao-equipe/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=15b67ba5e6-Recursos_E_Humanos_12_06_2015&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-15b67ba5e6-106172596#sthash.pSR5B7yU.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário