sábado, 16 de agosto de 2014

Erros amadores do Facebook que nenhuma empresa deveria fazer

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Só porque você tem uma cozinha não significa que você está na disputa para ser o próximo campeão do Master Chef. Quero dizer, claro que tenho uma cozinha também, mas a minha lista de especialidades inclui cereais, macarrão com queijo e torradas (que é muitas vezes saem queimadas).
Bem, o mesmo pode ser dito em relação ao Facebook: só porque a sua empresa tem uma página não significa que sabe usá-la. Mesmo com 10 anos de Facebook, somos todos culpados de cometer o nosso quinhão de descuidos e deslizes sociais. Acontece com todos nós.
No entanto, antes começarmos a pensar sobre o que será o Facebook nos próximos 10 anos, vamos ter certeza de aprender com o que a ferramentas nos proporcionou até agora. Abaixo estão os sete erros mais comuns que empresas e marcas estão fazendo no Facebook.

1) Tom não original

Todos temos algumas peculiaridades e maneirismos que nos distinguem de qualquer outro. Uma dose de sarcasmo ou uma modéstia incomparável irão aparecer em suas comunicações e servirão como um aspecto definidor de sua identidade.
O tom que sua marca emprega funciona da mesma forma, e cada trecho de linguagem que você publique deve estar alinhado com suas mensagens em geral, os objetivos e as metas da empresa.
Não publique conteúdo que não tenha nada de especial, que seja vago e tão excessivamente simples que poderia ter sido postado por quase todas as marcas.
O que muitas marcas ainda não entenderam é que a forma como uma ela soa e interage acabará por definir as expectativas de um cliente para o resto das interações que ele tem com sua empresa. Portanto, não tente espremer-se em um molde que simplesmente não se encaixa a sua empresa, mas em vez disso, crie a sua própria identidade.

2) Conteúdo em excesso

Com a introdução do formato curto de conteúdo em plataformas sociais como o Snapchat e Vine, as pessoas desenvolveram um apetite insaciável por conteúdo a conta-gotas. As marcas que estão dominando as suas indústrias não só reconheceram essa mudança de comportamento do consumidor, mas elas, por sua vez começaram a adotar uma abordagem mais sucinta para criação de conteúdo.
Infelizmente, muitas marcas não perceberam isso e publicam conteúdos longos que não serão lidos por quase nenhum de seus seguidores.
Só porque o Facebook lhe dá um pouco mais de espaço para conteúdo do que plataformas como o Twitter, não significa que você precisa preenchê-lo. Muitas vezes uma imagem é suficiente, ou no máximo esta deve ser acompanhada de um curto texto explicativo. De acordo com pesquisa da Buddy Media, publicações com 80 caracteres ou menos de comprimento têm taxas de engajamento 27% superiores.
Acredite ou não, pepitas de informação podem despertar o interesse do seu público de forma mais eficaz do que as explicações prolixas. Para colocar de forma simples: menos é mais.

3) Engajamento unidirecional

O conteúdo que você colocar no Facebook deve iniciar um diálogo, e não apenas uma transmissão de mão única.
Sua página no Facebook não é lugar para os esforços de marketing tradicionais obsoletos com foco em empurrar para cima do cliente informações que podem ou não falar com as necessidades de seu público. O Facebook é uma máquina de marketing moderno, que funciona melhor em conteúdo de qualidade que são projetados para se sentir mais como uma troca autêntica e menos como uma oferta estática.
Afinal de contas, o Facebook é uma rede social. Ela prospera a partir do conteúdo nativo que não apenas fala PARA os clientes, mas fala COM eles.
A fim de realizar uma venda, você deve primeiro criar um relacionamento, e é por isso que emitir conteúdo que engaja o seu público não é apenas recomendado – é necessário.

4) Branding inconsistente

Criar uma imagem de marca forte e consistente é uma das vantagens competitivas mais importantes possíveis.
Dê uma olhada no que você tem pendurado em seu armário; é provável que pelo menos um punhado de suas roupas são de marca. Quer se trate do “swoosh” da Nike ou do cavalinho Polo, cada vez que você usar essa camisa, você está funcionando como um outdoor ambulante para essa marca.
O mesmo pode ser dito para as imagens que você publicar na página de sua empresa no Facebook. Se elas não têm sua identidade de forma clara, você está perdendo uma oportunidade de aumentar o conhecimento da marca.
Além disso, rotular suas imagens vai protegê-las de roubo online ou uso indevido. Se outra marca ou pessoa utilizar sua imagem, um simples rótulo tem a capacidade de lembrar os espectadores quem, na verdade, criou a imagem.

5) Fraca otimização para a internet móvel

Mesmo as pessoas que vivem debaixo de uma pedra não podem evitar o iminente crescimento de tudo que é móvel. Enquanto a mensagem pode ter se tornado um pouco repetitiva, a solução é simples: adapte-se ou fique para trás.
Publicações com má otimização para celulares e tablets não são apenas um desperdício de seu tempo, mas também são um desperdício de tempo do seu público.  Verifique se aquilo que você está publicando é legível em telas menores.
Com 945 milhões dos 1,23 bilhões de usuários do Facebook acessando a rede social em dispositivos móveis, se o seu conteúdo é nada menos do que amigável para estas pessoas, ele será praticamente inútil.

6) Erros de horário

Não é nenhum segredo que a captura e manutenção do interesse dos usuários do Facebook é uma grande batalha. As linhas do tempo dos usuários estão lotadas e barulhentas, tornando a jornada de uma publicação de sua empresa, da produção ao consumo, um tanto arriscada.
O melhor momento para publicar no Facebook varia de acordo com a sua indústria, o seu produto / serviço específico, e demografia da sua audiência.  Ao compreender como se comporta o seu público, você pode então começar a posicionar as suas mensagens para momentos específicos que funcionam melhor para eles.

7) Ignorar reclamações

Segundo dados da ClickSoftware, 13% dos clientes insatisfeitos contará a mais de 20 outras pessoas sobre sua experiência negativa. Ainda assim, empresas ainda acreditam que ignorar as queixas fará que elas desapareçam.
Ao deixar reclamações de clientes não reconhecidas e não resolvidas, as empresas se deixam mais abertas à infelicidade do cliente. Estamos vivendo em uma era digital onde a informação está se espalhando mais rápido do que nunca. Se uma empresa acha que pode simplesmente varrer esse tipo de insatisfação para debaixo do tapete, ela deve estar preparada para a potencial reação dos clientes.
Comece a fazer a coisa certa
E aí está! Sete erros no Facebook que podem estar sufocando suas iniciativas de marketing. Enquanto você pode ser capaz de deixar escapar erros como estes nas redes sociais mais recentes, o Facebook é algo que seu público espera que você já tenha dominado. Então, da próxima vez que você vai criar uma publicação no Facebook, volte a esta lista. No final do dia, evitar esses erros poderia ser exatamente o que sua empresa precisa para se diferenciar da multidão.
Autora: Carly Stec, gerente de marketing de conteúdo na IMPACT Branding & Design
Fonte http://competenciadigital.com.br/artigo/facebook-promover-sua-marca/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=f8d4ed0b01-Compet_ncia_Digital_13_08_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-f8d4ed0b01-106172596

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