Como a profissão mudou e assumiu maior importância, um programa de graduação foi desenvolvido nas universidades e as pessoas tornaram-se “graduadas em recursos humanos”.
Isso proporcionou maior profissionalismo e permitiu ao departamento avançar como “parceiro de negócios”. Mas hoje o mundo ficou muito mais complexo. Como resultado, penso que existem três tipos de profissionais que o RH poderia pensar em contratar para ajudar a enfrentar essa complexidade. Este profissionais são das seguintes áreas:
Sociologia
Com a crescente importância da mídia social e da natureza sempre em mudança de pessoas e da sociedade, a ciência da sociologia assumiu uma nova importância. Os marqueteiros, em particular, tem prestado atenção à sociologia há algum tempo. Talvez seja tempo para o recursos humanos também prestar atenção. Sociologia é uma ciência social que utiliza vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre a atividade social humana, estruturas e funções. Os graduados da área vêm preparados para lidar com dados e comportamento.
Eu acho que faria sentido hoje, para as grandes empresas, ter um sociólogo na equipe, em acréscimo ao gerente de talentos, o especialista em conformidade e do especialista em relações dos funcionários. Em um grau mínimo, a graduação de RH deveria incluir matérias de sociologia.
Estatística
Na era da tecnologia da informação, especialmente as grandes empresas precisam prestar atenção às informações que estão sendo coletadas sobre os trabalhadores. Dados sobre o recrutamento, retenção e desempenho são muitas vezes importantes para o processo de tomada de decisão em RH e para ajudar a tomar decisões estratégicas. Infelizmente, muitos profissionais de RH não saberiam dizer o que é uma análise de regressão múltipla mesmo se uma delas os mordesse na bunda. Então, por que não contratar alguém que pode triturar os dados, interpretá-los e torná-los úteis?
Marketing
Como eu disse uma vez em um webinar, muito do uso de mídia social é sobre a criação de uma grande experiência do consumidor, também conhecido como “seu funcionário”. Como a mídia social assume uma importância maior no recrutamento, integração e treinamento em RH, caberia ao RH ter alguém na equipe que entendesse sobre a criação de uma mensagem que repercutisse com os candidatos e funcionários. Há tanta coisa para o RH aprender sobre marketing que seria bom ter esse conhecimento em casa ao invés de ter alguém tentando aprender rapidamente.
Que outras graduações você acha que fariam uma boa combinação com o departamento de RH do futuro?
Autor: Mike Haberman
Nenhum comentário:
Postar um comentário