sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Definidas estrutura e logística para o Enem no Maranhão

Exatos 232.292 candidatos vão fazer o Enem no Maranhão.

Serão utilizadas 53 unidades de ensino para aplicação do exame na capital.


Na véspera do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a estrutura e a logística no Maranhão já está definida. Ao todo, 232.292 candidatos farão a prova em todo o Estado, representando um aumento de 13,8% no número de candidatos, em relação ao ano passado. O exame será aplicado em 77 municípios durante o fim de semana e, emSão Luís, 53 unidades de ensino público e privado serão polos de provas.
 No Maranhão, os portões serão abertos às 11h e as provas serão iniciadas às 12h.  (Foto: Biné Morais/O Estado)No Maranhão, os portões serão abertos às 11h e as provas serão iniciadas às 12h. (Foto: Biné Morais/O Estado)
Em razão do horário de verão, é necessário ficar atento aos horários de aplicação das provas. No Maranhão, os portões serão abertos às 11h e as provas serão iniciadas às 12h. A partir das 14h, os candidatos poderão entregar o exame, mas somente a partir das 16h, no sábado, e 17h, no domingo, será permitido levar as provas para casa. O término do exame está marcado para as 16h30, no sábado, e 17h30, no domingo.
Para que possam responder às provas, os candidatos deverão levar o cartão de confirmação de inscrição, documento original de identificação com foto - em casos de perda ou roubo da identificação, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência no prazo de validade - e caneta esferográfica transparente com tinta preta.

Segundo Vera Lúcia Gonçalves Pires, supervisora de avaliação escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é importante, também, que os candidatos tenham conhecimento dos locais de prova com antecedência, para que não haja imprevistos na hora de encontrar o endereço.
Gestantes ou quem tiver alguma deficiência física e tenham informado no ato da inscrição receberão toda a assistência necessária. Pela primeira vez, profissionais para atendimento diferenciado estarão à disposição dos candidatos no dia do Enem. Este ano, oito gestantes farão a prova em todo o Estado.
Os candidatos que guardam o sábado farão as provas em horário especial, desde que o atendimento específico também tenha sido solicitado no ato da inscrição. O sabatista deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes, de 11h à 12h, horário local, e responderá a prova até as 18h15, em uma sala reservada. Em São Luís, todos os sabatistas farão a prova na Universidade Ceuma, no bairro Anil.
Transporte 
Nos dias 26 e 27, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) viabilizará a frota total de ônibus das empresas do Sistema de Transporte Urbano e Semi-Urbano de São Luís, para facilitar o deslocamento dos candidatos até os locais de prova, adequando-se à demanda proveniente da realização do processo seletivo. Será disponibilizada também a frota reserva nos terminais de integração.
Os candidatos que farão provas no interior do Estado também serão amparados. ASeduc, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação dos 77 municípios onde serão aplicadas as provas solicitou aos gestores municipais que contribuíssem e assistissem os participantes, fazendo um levantamento de quantos candidatos precisariam de transporte para se deslocar de uma cidade à outra. A iniciativa tem também como intuito diminuir o número de desistências em razão das dificuldades no deslocamento e falta de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário