segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O Que as Empresas Querem Atualmente

Os teóricos da moderna gestão de pessoas (área da empresa que, entre outras coisas, resolve se você vai ser contratado ou não) já anunciaram: A nova tendência no mundo do trabalho é perceber a totalidade de tudo e a sincronicidade do universo. É a visão orgânica, de amplo espectro e cheia de possibilidades.
O que as empresas da atualidade procuram é justamente um profissional capaz de “sair da bolha e pensar fora da caixa”, atravessar os padrões comuns e atingir o patamar em que se percebem as conexões e as tendências, um patamar em que se enxergue a matrix de tudo.
Mas como?
Bem, você não precisa se debruçar sobre um livro de física quântica para fazer isso, embora pudesse ajudar. Na verdade a coisa pode ser bem mais simples, porque esta busca tem a ver com estudar e viver, perceber e enxergar.
Uma boa maneira de começar a “visualizar” a totalidade das coisas e aguçar a percepção é expor-se o máximo possível a novas e diferentes experiências.
É ler desde os clássicos da literatura mundial à seção de economia, é assistir a um bobo desenho animado e ver um filme altamente complexo.  É variar e perceber o mundo por diferentes olhares, identificando os padrões que estão por trás de tudo. Só assim você começa a compreender efetivamente a realidade do mundo hoje.
Talvez seja algo simples de explicar, mas não é tão simples de fazer. Isto porque nós, seres humanos, somos bastante contraditórios. Reclamamos muitas vezes da rotina, mas não gostamos de mudar o modo como fazemos as coisas.
Geralmente fazemos as mesmas coisas, do mesmo jeito. Todos os dias vamos aos mesmos lugares, nos mesmos horários, e quase invariavelmente comemos a mesma sobremesa no restaurante de sempre. Ficamos tão imersos no automatismo e no conformismo de nosso dia a dia que nos esquecemos de variar nossas opções e experimentar novas visões, novas maneiras de enxergar o mundo.
Toda criatividade do mundo têm surgido a partir do momento em que algumas pessoas “quebram” os paradigmas – palavra babada essa não é? – convencionais e descobrem formas totalmente novas de ler e interpretar a realidade.
Existe até a figura caricata do inventor que se coloca de cabeça pra baixo (plantando bananeira), em busca de alguma inspiração mais profunda. Neste caso, o que o artista está pretendendo étentar ver as coisas de um novo ângulo, mudando o paradigma tradicional.
É isso que devemos fazer; procurar sempre um novo ângulo, uma nova possibilidade. É isto que o mercado quer: pessoas com soluções diferentes e inteligentes!
Você sempre descasca a laranja de tal modo? Pois descasque de outro. Experimente um dia mudar sua cama de lugar. Volte para casa por um caminho diferente. Você sempre assiste a filmes de ação ou drama? Alugue uma comédia… Mas você não gosta de comédia. Aí é que está! Por estabelecermos rigidamente algumas verdades sobre o que desejamos ou não, é que perdemos muitas opções de estender nosso conhecimento a respeito do mundo à nossa volta.
Mudanças simples como o lugar em que almoçamos, as viagens que fazemos, ou até mesmo o lado da cama em que nos deitamos podem quebrar todo um ciclo estático de percepção e nos despertar para novas formas de ver a realidade. É o famoso: Mas eu nunca tinha pensado por este ângulo!  
Estas mudanças aparentemente bobas, em coisas corriqueiras, geram situações para o afloramento de novos caminhos e conexões perceptivas; até que chega um ponto em que você percebe que há várias maneiras de se comer o pão, descascar a fruta, ir para casa, tomar banho, sair de uma discussão ou resolver um problema – e então você começa a se abrir para a diversidade do mundo e leva esta postura para todos os âmbitos da sua vida, inclusive profissionalmente.
A partir daí transcende seus paradigmas tradicionais e passa a perceber todas as possíveis maneiras de se chegar a um objetivo; seja ele qual for. É aí que você estará começando a visualizar a Matrix.
Quer saber mais sobre o que fazer pra se dar bem na carreira? Dê uma olhada neste texto aqui!

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