Se o diabo está nos detalhes, não há nada mais diabólico do que as dependências complexas e entrelaçadas de um projeto. Você deve ficar em cima dos detalhes e quando o projeto se move do ponto A para o ponto B, questione todos que dizem que os detalhes foram alterados e certifique-se de entender como isso aconteceu.
2 – O panorama geral é compreendido
Ver o panorama geral é tão importante quanto ver os detalhes. Compreender a finalidade e objetivo do projeto permite tomar decisões e resolver problemas que possam surgir.
3 – As decisões são tomadas rapidamente
Paralisia por análise é a ruína de muitos projetos de sucesso. Você deve usar a melhor informação que você tem disponível para tomar decisões rapidamente. Mesmo se não for a melhor decisão, uma boa decisão é suficiente em quase todos os casos.
4 – A comunicação é desenfreada
Informação nunca é demais. Se a pior coisa que pode acontecer é alguém dizer que já sabe o que você acabou de falar, ótimo. Eles retiveram mais do que o a média da pessoas consegue se lembrar, que é cerca de 10%. A realidade é que você terá que transmitir uma mensagem dez vezes antes que eles se lembrem de tudo.
5 – Os riscos são mantidos sob controle
Riscos podem fazer um projeto parar repentinamente. Em projetos bem-sucedidos, riscos são ativamente identificados, gerenciados, e esmagados em cada oportunidade.
6 – As expectativas são adequadamente gerenciadas
Atualmente, parece tão clichê dizer que nós gerenciamos expectativas. Quem não o faz? De fato, um monte de gerentes de projeto não o faz, tornando-se tão consumidos com o dia-a-dia que os clientes ou patrocinadores do projeto são negligenciados. Você deve investir o tempo de qualidade com os principais stakeholders para garantir que suas expectativas sejam atendidas e gerenciadas.
7 – Aprovações e autorizações são respeitadas
É fácil ser pego no andamento de um projeto e desconsiderar o processo de aprovação ou aprovação conclusiva sobre as alterações, planos ou produtos. Certifique-se que as partes competentes estão de acordo com o avanço do projeto.
8 – Todos estão envolvidos durante o andamento do projeto
No início, uma enorme quantidade de pessoas participa de reuniões, faz perguntas, e mais importante, contribuem para a direção que o projeto deve tomar. Mantenha os interessados envolvidos durante toda a duração do projeto, e não apenas no início.
9 – Reuniões são realizadas regularmente
É tentador se reunir apenas quando há grandes problemas, mas quando as reuniões de status, revisões de projetos, e outros encontros são realizados regularmente, é minimizado o risco dos problemas saírem do controle.
10 – São cultivados bons relacionamentos patrocinadores do projeto
Crie uma boa relação com o patrocinador do projeto ou cliente. A confiança resultante permite que você navegue sem problemas através de momentos difíceis que podem surgir no projeto.
Fonte: http://stakeholdernews.com.br/artigo/causas-do-sucesso-de-um-projeto/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=505a5d9ad1-Rede_O_Gerente_05_02_2013&utm_medium=email
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