sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O controle de estoque


Saber controlar o estoque tem sido uma grande preocupação dos lojistas, uma vez que o custo de ter mercadorias paradas pode ser muito alto. Além do dinheiro perdido, ainda existem outros problemas como a ocupação de espaços nobres necessários às novas mercadorias. São produtos que, por várias razões, como o preço, cor, modelo, época do ano, para citar só alguns exemplos, foram preteridos pelos clientes. Além dessas razões, o problema pode estar em um controle de estoque ineficiente, que pode ser resolvido com medidas capazes de melhorar essa gestão.
Comprar um estoque corretamente e em quantidade adequada é uma tarefa complicada, que é dificultada por alguns fatores como o clima, que ultimamente tem feito lojistas errarem em suas previsões. O erro na oferta correta do produto ao cliente do PDV, chama-se ruptura, ou seja, uma demanda sem oferta que deixa o empresário sem produtos para oferecer aos clientes dispostos a comprar. Uma solução a esse último problema seria firmar parcerias fortes e estruturadas com os fornecedores para evitar uma escassez de mercadoria.
Há algumas dicas que podem auxiliar o lojista na hora de controlar seu estoque. A primeira delas seria elaborar uma estratégia de venda baseada em um planejamento específico para aquele segmento do comércio em que o lojista atua. Para tal, existe a curva de vendas ou o planejamento de demanda que possibilita uma previsão das vendas e, consequentemente, um planejamento de como compor o estoque.
Investir em tecnologia também é uma excelente forma de gerenciar o estoque de forma eficiente. A tecnologia hoje está mais barata, mais eficiente e mais acessível, resultando em um bom retorno ao investidor. Outra dica importante seria a de executar uma gerência corpo a corpo, acompanhando o comportamento do consumidor. As pesquisas de opinião são uma importante forma de saber o que comprar para agradar o consumidor e, assim, estruturar seu estoque. Além disso, é necessário ter atenção ao setor em que está sendo feita a análise, pois vários estudos e técnicas, como as mencionadas, não funcionarão independente do segmento do comércio. Dizer que preço, qualidade e atendimento são suficientes para se desfazer do estoque só será verdade em alguns segmentos. Em alguns casos será necessário muito mais do que isso. O ambiente, por exemplo, pode ser um fator determinante na hora da venda e o lojista deve associar fatores como esse ao controle de seu estoque.
Há ainda outros problemas decorrentes do descuido do estoque que podem motivar os lojistas a adotar medidas para um melhor controle. O primeiro deles seria o espaço mal aproveitado, já que mercadorias compradas em excesso e não vendidas ocupariam regiões valiosas para circulação do cliente, colocação de displays e mobiliários de exposição etc. Outro problema se refere ao desgaste do produto que, estocado, fica sujeito à poeira, rasgos e danos em geral. Dificilmente serão vendidos danificados e caso isso ocorra, o lucro do empresário será muito reduzido ou até mesmo inexistente. Outra questão seria o de que as margens no comércio estão cada vez menores e os custos cada vez mais altos. Assim, errar em algo que poderia ser evitado é extremamente arriscado.
Portanto, no que se refere ao estoque da loja, o importante é avaliar qual é a melhor alternativa para seu negócio e fazer um monitoramento constante para verificar se foi feita a escolha mais adequada.
Autor: Fernando Lucena é consultor e presidente do Grupo Friedman, empresa de consultoria e treinamento em Varejo.
Fonte: http://www.friedman.com.br e http://ogerente.com.br/rede/logistica/controle-de-estoque?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=6d053ce16f-Rede_O_Gerente_13_11_2012&utm_medium=email

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