Os times estratégicos precisam de apoio e de suporte. Diretores devem supervisionar o trabalho das médias lideranças, para que estas atendam aos objetivos e as definições das altas classes hierárquicas. Com as metas em mente, todos caminham para uma mesma direção. A missão, a cultura e os valores de um grupo são importantes para que os melhores caminhos sejam seguidos. Os recursos materiais devem ser levados em conta por departamentos de planejamento e controle. Mas, as urgências humanas, psicológicas e abstratas são muito mais relevantes do que cadeiras, mesas e computadores. Gestões tradicionais devem expandir os horizontes. Estímulos criativos e intelectuais são essenciais para a manutenção do negócio.
O universo contemporâneo de business exige adaptação e dinamismo. Com a velocidade de transmissão de dados da internet, as oportunidades surgem com a velocidade da luz. Departamentos de marketing precisam monitorar as relações e as conexões estabelecidas dentro do ambiente on-line, para que os momentos sejam aproveitados. Além disso, consumidores frustrados e insatisfeitos podem expressar suas questões por meio das redes sociais. Comentários negativos se espalham rapidamente, e para que não gerem crises, precisam ser respondidos cuidadosamente por profissionais especializados nas plataformas em questão. A imagem e a reputação de uma marca são patrimônios que precisam ser preservados.
Os níveis de satisfação dos funcionários são, realmente, muito importantes. Pesquisas de clima organizacional podem auxiliar nos diagnósticos. Além disso, as respostas dos colaboradores auxiliam na identificação de pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados. Assim, todos ajudam na construção de um ambiente de trabalho mais agradável e estimulante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário