sexta-feira, 27 de julho de 2012

Faculdades preparam profissionais para o mercado logístico


ILOS Logística Terra


 
O crescimento econômico do País aumentou a oferta e o consumo de bens e serviços, empresas brasileiras passaram a competir em escala global e a logística ganhou força como conceito e passou a ser fundamental em grandes empresas. O cenário de escassez de cursos e mão de obra específicos do final de década de 1990 mudou nos anos seguintes, quando o avanço de novas instituições – principalmente privadas – oferecendo formação dedicada à área.

Pode-se dizer que o mercado de trabalho específico para a logística é novo. Muitas empresas criaram esse tipo de departamento há menos de uma década, tentando ampliar seus ganhos na melhor distribuição e administração dos problemas de infraestrutura brasileiros. Porém, a busca por profissionais com conhecimento técnico na área é intensa. Segundo Leonardo Julianelli, gerente de capacitação do Instituto ILOS, há muita gente com experiência prática na área, mas poucos com conhecimento técnico.

O mercado tem oferecido cada vez mais alternativas, principalmente na área de graduação, com cursos de tecnólogo em logística. Outra opção adotada por quem busca essa carreira é formar-se em áreas como administração – algumas universidades oferecem o curso com ênfase em logística – e engenharia e, a partir da formatura, realizar cursos complementares ou de pós-graduação. “O mercado hoje, apesar de exigir profissional mais especializado, ainda tem restrições aos cursos de tecnólogo. É uma graduação mais curta e, talvez pela desinformação das empresas, elas ainda preferem as melhores escolas de administração e engenharia. Porém, estes acabam tendo que procurar cursos complementares dadas às exigências do mercado”, explica Julianelli.

Neverton Timm, diretor executivo da Varejo Ideal, que já lecionou no curso de tecnólogo da Ftec, no Rio Grande do Sul, acredita que o espaço para profissionais com capacitação técnica específica em logística é enorme. Embora os cursos de tecnólogo em logística ainda sejam menos valorizados, esse cenário pode mudar conforme as escolas e universidades se adaptem às fortes exigências do mercado. “Alguns profissionais com bastante especialização transitam a peso de ouro no mercado. Outros com cursos menos valorizados sofrem com salários menores e menos oportunidades”, exemplifica Julianelli. Entre as principais instituições que oferecem graduação em logística estão Estácio de Sá, Anhanguera, Senac e Fatec, na região Sudeste, Ftec, Universidade de Caxias do Sul e Unisinos, na região Sul, e Faculdade IBGM e Metropolitana, na região Nordeste.

Cartola - Agência de Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário