segunda-feira, 30 de julho de 2012

Eu Preencho o Tempo, e Não o Contrário


Na vida profissional (e para muitos na pessoal também), temos cada vez mais coisas sobre nossos ombros.  Assumimos mais responsabilidades, passamos intermináveis horas em reuniões, temos dificuldade em dizer não para os outros e a tecnologia nos mantém conectados ao trabalho 24h por dia.
Não há soluções mágicas ou segredos guardados a sete chaves.  Existem apenas hábitos que temos que adotar gradualmente para melhorar nossa produtividade.
Já ouvi mais de uma vez dizerem “o tempo é contínuo, portanto não é possível administrá-lo”.  Quanta besteira… puro jogo de palavras.  Tomar decisões conscientes da melhor forma de usar seu dia é sim administração do tempo.
Um hábito importante é assumir a responsabilidade pelas decisões de seu tempo, e não deixar que outros o façam por você.  Planeje as atividades fundamentais que você quer realizar diariamente, e evite distrações ou mudança de foco, caso contrário o tempo preencherá você.
Definir as prioridades de sua vida ajuda a criar marcos e cronogramas.  Estes servem como guia para seu “mapa do tempo”. O tempo de cada tarefa deve ser pautado pela qualidade, e não pela pressa.  Você não será lembrado por quantas coisas conseguiu fazer, e sim pelo impacto da excelência de suas realizações.
É fácil achar justificativas para não administrar seu tempo.  Um chefe controlador, uma família sobrecarregada, uma equipe que precisa de apoio.  Desculpas não levam a lugar nenhum.  Muito pelo contrário, são exatamente estas as razões pelas quais você precisa assumir o controle de seu tempo.
Certamente não será fácil.  Com certeza não acontecerá do dia para a noite.  No entanto, são as pequenas atitudes, tomadas imediatamente, que levarão você a ser mestre de seu tempo gradualmente.
Quer saber por onde começar?  Simples:  pense no que você vai fazer imediatamente após ler este artigo, e se não for a coisa mais importante para atingir seus objetivos, não a faça e se reorganize para que cada passo de seu dia seja dado em direção a onde você quer chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário