terça-feira, 1 de maio de 2012

Cientistas criam vidro que não embaça e não reflete luz


Vídeo mostra superfície do "vidro perfeito" expelindo gota de água; tecnologia seria útil, por exemplo, em telas de smartphone, painéis de energia solar e para-brisa de carros

REDAÇÃO ÉPOCA

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, garantem ter acabado com as inconveniências do vidro, como reflexos e brilhos indesejados. O novo produto é não só cristalino – diferente dos convencionais, reflexivos naturalmente –, como capaz de expelir gotas de água de sua superfície – portanto, ele não embaça. A descrição do “vidro perfeito”, autolimpante, antirreflexo e antiembaçante, foi publicada no periódico ACS Nano.
A capacidade de eliminar umidade, por exemplo, seria perfeita para quem usa óculos de natação e para condutores de veículos, que não mais veriam para-brisas embaçados. Placas de geração de energia solar também se tornariam mais eficazes com o novo vidro, já que normalmente chegam a perder 40% de sua eficiência em seis meses de uso por conta de sujeira acumulada na superfície. Em smartphones com telas sensíveis ao toque, a nova tecnologia não só eliminaria reflexos, como resistiria ao suor dos dedos.O segredo da tecnologia está na superfície do vidro, em que camadas muito finas criam uma lâmina de cones minúsculos. Com altura cinco vezes maior do que a largura, esses cones são do tamanho de grãos de areia. A ideia dos cientistas foi criar propriedades deste revestimento que não só aumentassem a longevidade do objeto, como beneficiasse sua eficácia operacional.
Os cientistas filmaram uma gota de água caindo sobre o novo vidro, provando que ele realmente expele líquido. Ao entrar em contato com a superfície, a gota mais lembra uma bolinha de borracha quicando no chão. Assista abaixo:







Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2012/04/cientistas-criam-vidro-que-nao-embaca-e-nao-reflete-luz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário